Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Peugeot 508 SW PSE: como anda a perua esportiva que faz mais de 55 km/l

Com sistema híbrido plug-in que combina três motores, a 508 SW é uma perua de 360 cv que chega aos 100 km/h em pouco mais de 5 segundos

Por Henrique Rodriguez, de Málaga (Espanha)
Atualizado em 9 ago 2023, 09h27 - Publicado em 27 jul 2023, 17h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Peugeot 508 teve uma rápida passagem pelo Brasil entre 2012 e 2014, mas seu espaço e seu pacote de equipamentos recheado fez mais sucesso com os diretores da marca do que com os consumidores. Mas podemos dizer que a situação hoje poderia ser completamente diferente.

    Nesta nova geração, o Peugeot 508 vai um pouco além da responsabilidade de ser o carro mais luxuoso da marca e tem versão híbrida e esportiva, e até um sobrenome especial: PSE, de Peugeot Sport Engineered.

    PEUGEOT 508 PSE SW 2024
    (Divulgação/Peugeot)

    Quer dizer que o seu departamento de competição esteve livre para fazer alterações técnicas e no sistema híbrido para trocar médias de consumo melhores por mais desempenho. Essa troca valeu a pena.

    O Peugeot 508 SW PSE é um híbrido plug-in. Quer dizer que a bateria de 13,4 kWh pode ser recarregada em 3h25 em um carregador de 3,7 kW e garante autonomia para até 54 km em modo puramente elétrico. Mas o melhor desempenho vem com o uso do motor a gasolina.

    PEUGEOT 508 PSE SW 2024
    (Divulgação/Peugeot)
    Continua após a publicidade

    Há 10 anos o motor 1.6 THP que equipava o 508 vendido no Brasil tinha apenas 156 cv. O Novo 508 PSE, por sua vez, usa uma versão com 200 cv e 30,6 kgfm que nunca foi usada no Brasil. Ele é controlado por um câmbio automático de oito marchas que tem um motor elétrico de 110 cv e 32,6 kgfm conectado a si.

    Na traseira vai montado um segundo motor elétrico com 113 cv e 16,9 kgfm. A ideia é usar os motores elétricos para garantir a tração integral até mesmo em modo puramente elétrico. Por outro lado, é o gerenciamento do funcionamento dos três motores que transformam o 508 SW de uma perua familiar em uma perua esportiva.

    PEUGEOT 508 PSE SW 2024
    (Divulgação/Peugeot)

    Isso porque a potência máxima varia de acordo com o modo de condução. No modo elétrico só tem 140 cv, o que coincidentemente limita sua velocidade máxima a 140 km/h. Nos modos Hybrid, Confort e 4WD o motor 1.6 turbo a gasolina passa a dar as caras e o pico de potência chega aos 330 cv.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    No modo Sport a perua entra no modo “tudo que dá” e, aí sim, chega aos 360 cv e 53 kgfm de pico. Ao mesmo tempo, a direção passa a ter maior peso (não tem relação variável, porém), os amortecedores assumem comportamento muito mais firme (certamente seria desconfortável no Brasil) e a entrada do motor traseiro se torna mais evidente, deixando o comportamento em curvas ainda mais interessante.

    PEUGEOT 508 PSE SW 2024
    (Divulgação/Peugeot)

    E é ainda mais legal que exista ronco de motor e que as trocas de marcha sejam sentidas nas acelerações. Na verdade, até tem borboletas atrás do volante para fazer trocas de marcha sequenciais. Tudo isso combina com os 5,2 s de 0 a 100 km/h declarados pela Peugeot.

    Contudo, em vez dos 66,4 km/l das versões híbridas mundanas, faz 55,5 km/l em ciclo misto (WLTP). Quem há de reclamar de um número de consumo como esse? Mas é importante manter a bateria carregada, pois sem ela o 508 PSE se torna um híbrido convencional pesadão e o consumo não passará dos 10 km/l.

    PEUGEOT 508 PSE SW 2024
    (Divulgação/Peugeot)
    Continua após a publicidade

    Não pense que se trata de uma perua transformada em esportivo por um acaso, graças aos motores elétricos. A PSE trabalhou para rebaixar a suspensão dianteira em 1 cm e a traseira em 4 cm, e ainda alargou as bitolas (distância entre as rodas no mesmo eixo) em 2,4 cm na frente e em 1,2 cm atrás.

    Isso ajuda a explicar o comportamento dinâmico tão bom e neutro para um carro tão grande e pesado. Afinal, estamos falando de uma perua grande com 4,78 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,42 m de altura e 2,80 m de entre-eixos com 530 litros de capacidade no porta-malas e que pesa 1.892 kg entre motores, baterias e decoração esportiva. 

    Perua nada discreta

    PEUGEOT 508 PSE SW 2024
    (Divulgação/Peugeot)
    PEUGEOT 508 PSE SW 2024
    (Divulgação/Peugeot)

    A Peugeot Sport Engineered ainda deixa sua marca no visual da Peugeot 508 SW. As três barrinhas verde fluorescente inclinadas são a marca da divisão esportiva e aparece ao redor do carro, inclusive à frente do capô. É impossível não lembrar do logotipo que a Fiat usava nos anos 1990.

    Continua após a publicidade

    As barrinhas da PSE vão logo acima do novo logotipo da Peugeot, em forma de escudo e que tem apenas a cabeça do leão estampada, e vai bem no meio da nova grade que agora mais parece uma faixa preta.

    Na reestilização lançada agora na Europa, essa faixa interliga os novos faróis e as luzes diurnas têm três garras estilizadas em um prolongamento para baixo. É outro Peugeot que abandonou as presas que vemos hoje no 208. As garras também são representadas nas novas lanternas traseiras, com três elementos inclinados. As rodas aro 20 são novas e calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S.

    Peugeot 508 SW PSE
    Peugeot 508 SW PSE (Divulgação/Peugeot)

    Por dentro, a versão ainda tem bancos esportivos com ajuste elétrico, costuras no mesmo tom de verde claro e na forração que combina couro e Alcantara, inclusive no painel.

    PEUGEOT 508 PSE SW 2024
    (Divulgação/Peugeot)
    Continua após a publicidade

    O maior Peugeot também tem o  chamado i-Cockpit, no qual o volante quase hexagonal fica bem baixo, permitindo uma leitura direta do painel de instrumentos digital de 12,3’’. Ao centro do painel está a multimídia de 10’’, com botões físicos que imitam teclas de piano.

    PEUGEOT 508 PSE SW 2024
    (Divulgação/Peugeot)

    Nesta reestilização o 508 trocou a alavanca de câmbio do tipo joystick por um seletor discreto no enorme e largo console central que envolve o motorista, que ainda tem a disposição aquecimento e massagem no banco.

    PEUGEOT 508 PSE SW 2024
    (Divulgação/Peugeot)

    Como esta é uma versão topo de linha, não é de surpreender que tenha piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e até sistemas de visão noturna, que facilita a detecção de pedestres e animais em estradas, por exemplo.

    O que surpreende é o preço: uma Peugeot 508 SW PSE custa 70.000 euros, o que equivale a R$ 364.000 na cotação atual, antes mesmo dos impostos. Este é um claro motivo para que esse carro não esteja cotado para ser vendido no Brasil. Nós, os poucos brasileiros que adorariam ter uma perua esportiva e os  diretores da Peugeot lamentamos.

    Ficha Técnica – Peugeot 508 PSE SW

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.