Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Peugeot 2008 GT 2026 é ‘levemente’ híbrido, mas continua sem ACC por R$ 162.990

SUV ganha o mesmo sistema MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) que já equipa Fiat Pulse e Fastback, mas redução de consumo é de cerca de 5%

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 set 2025, 09h01 - Publicado em 8 set 2025, 09h00
Peugeot 2008 GT Hybrid
 (Pedro Bicudo/Peugeot)
Continua após publicidade

É um caminho natural que o sistema MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) ou híbrido-leve que estreou no ano passado no Fiat Pulse e no Fastback se fizesse presente em outras marcas do grupo Stellantis e agora tanto o Peugeot 208 quanto o 2008 ganharam a nova motorização na linha 2026.

Durante evento nacional de apresentação no Rio de Janeiro dirigimos o 2008 Hybrid, que só ganhou a nova motorização na versão mais cara, a GT, assim como o hatch 208. 

Com o auxílio da eletrificação, ambos os modelos da Peugeot são beneficiados pelo programa IPI Verde do Governo Federal que reduz o imposto de modelos fabricados no país que incluem tecnologias de propulsão que reduzem a emissão de CO2 e claramente tanto o 208 quanto o 2008 serão beneficiados pelo programa. 

O sistema híbrido-leve de 12V funciona com um motor-gerador (BSG), conectado ao virabrequim por uma correia, que substitui o alternador e o motor de partida convencionais. Ele é alimentado por uma pequena bateria de íons de lítio, recarregada durante as frenagens e desacelerações.

É a mesma tecnologia usada pela Fiat, combinado ao motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm. A transmissão é a automática do tipo CVT, com sete marchas simuladas.

Continua após a publicidade

Peugeot 2008 2026

Segundo a Peugeot, a tecnologia permite uma redução de até 10% no consumo de combustível em ciclo urbano e de 8% nas emissões de CO₂.

Durante a nossa experiência com o SUV chama a atenção o novo gráfico no quadro de instrumentos que por meio da silhueta do 2008 mostra o funcionamento do motor BSG e também em qual momento a energia gerada pelas frenagens recarrega a bateria do sistema. Além de mais lúdico a representação é mais elegante e atraente (do que a do Pulse e Fastback) e também mostra o nível da bateria de forma horizontal. 

Peugeot 2008 GT Hybrid

Continua após a publicidade

Porém não foi dessa vez que o nível da bateria de chumbo começou a ser exibido no painel. Na nossa experiência com o Pulse Hybrid no Longa Duração constatamos que o sistema depende também do nível de carga da bateria de Chumbo, responsável por todos os sistemas elétricos do carro. No primeiro mês de convivência com o SUV da Fiat o motor BSG parava de funcionar quando o carro ficava parado por mais de um dia e isso acontecia porque nessa condição o nível da bateria de chumbo reduzia. Uma atualização parece ter resolvido o problema e continuamos acompanhando. 

O start-stop, assim como os irmão de grupo, também funciona sem a possibilidade de desabilitá-lo e dessa forma há um ganho significativo na redução de consumo de combustível quando se roda na cidade, ocasião em que há mais paradas em semáforos e no congestionamento. O fato do condutor perder o controle de ligar ou desligar é negativo, mas é inegável que o start-stop é um recurso importante.

Peugeot 2008 GT Hybrid

Não houve mudança no comportamento dinâmico do SUV e o rodar continua privilegiando o conforto. Na experiência na cidade e com o asfalto liso o ajuste dos amortecedores combinado com os pneus 17” com perfil 60 conferem estabilidade a carroceria e sem a percepção de solavancos. Ele mantém o conjunto McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas com amortecedores de dupla ação que foram calibrados desde a linha 2025. 

Continua após a publicidade

O desempenho se mantém inalterado pois também não houve alteração de potência ou torque do motor 1.0 turbo. Sendo assim é um conjunto mecânico competente e adequado para a proposta do 2008. No nosso teste realizado quando foi lançada a linha 2025 ele cumpriu o 0 a 100 km/h em 10,6 segundos. E essa aceleração deve se manter a mesma pois segundo a Peugeot houve um incremento de apenas 10 kg com a introdução do sistema híbrido leve. Mas o que mudou foram as médias de consumo que devemos comprovar na nossa pista em breve. 

Peugeot 2008 GT Hybrid

Segundo a Peugeot, a tecnologia permite uma redução de até 10% no consumo de combustível em ciclo urbano e de 8% nas emissões de CO₂. E ao compararmos as médias de consumo fornecidas pelo Inmetro (tabela abaixo) com gasolina a redução na cidade pode chegar a 5,4%.

Evolução no consumo do Peugeot 2008 GT T200 Hybrid

T200 T200 Hybrid Diferença
Consumo urbano com gasolina 12,3 km/l 13 km/l 5,4%
Consumo urbano com etanol 8,6 km/l 9 km/l 4,6%
Consumo rodoviário com gasolina 13,7 km/l 13,7 km/l igual
Consumo rodoviário com etanol 9,8 km/l 9,6 km/l 2%
0 a 100 km/h com gasolina 10,1 s 9 s 10,9%
0 a 100 km/h com etanol 10,1 s 8,6 s 14,8%

A versão GT T200 Hybrid tem como exclusividade o quadro de instrumentos o i-Cockpit 3D, além do teto solar panorâmico, rodas de 17 polegadas com desenho exclusivo (modelo Karakov) e bancos traseiros bipartidos. 

Continua após a publicidade

Entre os sistemas de segurança ativa o SUV traz frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão, sistema de correção de faixa e até detector de fadiga, mas continua devendo o piloto automático adaptativo (ACC) que está presente em rivais como VW T-Cross e Hyundai Creta.

Mesmo assim o 2008 GT sofreu um reajuste e ficou R$ 2.000 mais caro que o modelo anterior chegando a R$ 162.990.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.