Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ora 03 Skin é mais completo e potente que Dolphin, por que vende menos?

Elétrico da GWM em sua versão de entrada, Skin, é superior ao BYD Dolphin ao oferecer tecnologias de auxílio ao motorista e um motor com 171 cv

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 jul 2024, 17h00
GWM ORA 03 SKIN
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O GWM Ora 03 vendeu exatas 3.687 unidades no primeiro semestre de 2024 – o que o torna como terceiro elétrico mais vendido do Brasil, atrás de BYD Dolphin e Dolphin Mini. A pergunta que fica é: por qual o motivo o Dolphin vende mais que o dobro que o elétrico da GWM?

https://www.youtube.com/watch?v=x8TIHMazdHk

Convocamos a versão de entrada do Ora 03, a Skin, para uma avaliação completa em vídeo para responder essa questão. Nós já comparamos os dois elétricos rivais e foi o GWM que levou a melhor por oferecer um pacote de equipamentos mais completo e por ter um desempenho (bem) superior.

Antes de esmiuçar as vantagens e desvantagens do Ora, um breve histórico. O Ora 03 chegou por aqui em agosto de 2023, um pouco depois do início das operações da GWM no Brasil, que começou suas operações em março com a pré-venda do seu SUV médio, o Haval H6.

ORA x Dolphin
Ora 03 é mais arredondado e as lanternas embutidas no vidro traseiro dão personalidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A questão é que os planos iniciais da marca chinesa não previam o lançamento de um modelo elétrico, afinal o SUV só traz versões híbridas (convencional e plug-in). Porém, após algumas clínicas e fortes movimentações no mercado, a marca rapidamente mudou de ideia e apresentou o Ora 03. Afinal, o rival BYD Dolphin foi lançado em julho do ano passado e a GWM não quis ficar sem oferecer um concorrente à altura.

Em design o Ora 03 tem personalidade, embora demonstre evidentes inspirações em Porsche, Mini e Fusca na dianteira. De qualquer maneira, é um estilo que agrada. Ostenta apenas o logo da linha Ora (um ponto de exclamação) e nada de GWM, assim como acontece com os Haval.

Continua após a publicidade

GWM Ora 03 Skin

Os faróis são full led e com facho alto automático, inexistente no rival. As rodas são de 18 polegadas – a mesma medida da versão GT, mas com desenho mais simples e retrô. O rival traz rodas menores, de 16 polegadas, que denunciam que se trata da versão mais barata. 

A traseira é o ponto alto do estilo e foge de qualquer comparação. Em destaque estão o nome do modelo e da marca, além das luzes de seta e ré no para-choque. As lanternas com as funções de freios e posição ficam embutidas no vidro traseiro e dispostas em três barras, e é um traço de design que faz com que o Ora 03 seja identificado de longe.

 

ORA x Dolphin

Continua após a publicidade

É no espaço do porta-malas que o Ora sai perdendo para o rival. São 228 litros, enquanto o Dolphin tem 250 litros. Na Plus, são 345 litros. O entre-eixos é de 2,65 metros – 5 cm menor que o Dolphin – e isso faz com que seu espaço interno seja menor, embora ainda generoso.

O Ora 03 tem interior mais sóbrio no desenho, mas as combinações de cores são mais chamativas e também cansativas, a longo prazo de convivência. É o caso do verde e branco quando a carroceria é da cor Azul Copacabana. 

ORA x Dolphin

Apesar disso, o GWM tem acabamento superior ao do BYD, com materiais melhores, mais porções emborrachadas e montagem mais refinada. Nele, tanto o quadro de instrumentos quanto a multimídia têm 10,25”.

Enquanto o Ora 03 traz conexão sem fio com Android Auto e Apple Car Play, o Dolphin, apesar de ser equipado com a moderna tela giratória, só tem pareamento wireless com smartphone com sistema operacional Android.

Continua após a publicidade
ORA x Dolphin
Interior do Ora 03 Skin é bem acabado e sóbrio no desenho, mas as cores podem cansar e o volante é muito grande (Fernando Pires/Quatro Rodas)

As listas de equipamentos de ambos seguem com grandes diferenças, em que o Ora 03 Skin leva ampla vantagem. Ambos têm ar-condicionado digital automático, chave presencial, câmera 360°, freio de estacionamento eletrônico, piloto automático e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

ORA x Dolphin
O espaço traseiro é generoso apesar de ter um entre-eixos menor que o do rival BYD Dolphin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Só o elétrico da GWM, porém, tem sete airbags (contra seis no BYD), cinco modos de condução (quatro no BYD) e mais três de direção. Só o Ora 03 Skin traz ainda um pacote completo de assistências para condução. Entre elas estão: piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, sistema de permanência em faixa com centralização, leitura de placas de velocidade, além de alertas de pontos cegos, colisão traseira e de tráfego cruzado traseiro.

Desempenho superior

O Ora 03 Skin tem a mesma motorização da versão GT, topo de linha: são 171 cv e 25,5 kgfm, que o levam de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos (mais rápido que os 8,2 s do Fiat Pulse Abarth, por exemplo). Na autonomia, o modelo perde por pouco. Ele tem bateria maior, de 48 kWh, mas autonomia de 232 km, segundo o Inmetro. O Dolphin, com 44,9 kWh, tem alcance de 291 km.

ORA x Dolphin

Dinamicamente, o Ora 03 privilegia a esportividade com uma suspensão de ajuste mais rígido que, em conjunto com as rodas maiores, fazem com que as imperfeições do solo sejam mais sentidas pelos ocupantes.

Continua após a publicidade

Ele não chega, porém, a dar pancadas secas. E, se isso prejudica o conforto, também ajuda no prazer ao dirigir e na estabilidade. As acelerações empolgam e a direção é mais direta – mas um volante menor melhoraria a experiência.

GWM ORA 03 SKIN

O BYD Dolphin se consagra como o elétrico mais vendido do Brasil e o Ora 03 não tem esse resultado tão expressivo em vendas. E por isso a GWM começou a recorrer a estratégias para alavancar as vendas, como oferecer revisões gratuitas por cinco anos – como a BYD já disponibiliza.  

E há ainda recarga grátis durante 2024 em eletropostos selecionados, carregador doméstico de 3,6 kWh, recompra garantida e serviços como oficina remota e carro cortesia. Tudo para proporcionar mais vantagens a quem escolher um GWM.

O preço continua R$ 150.000 – mas ainda não há confirmação se terá algum reajuste devido ao novo aumento do imposto de importação para 18%, que iniciou em julho. E ele custa apenas R$ 200 a mais que o rival, que sai por R$ 149.800.

Continua após a publicidade

Teste Quatro Rodas – GWM ORA 03 SKIN

Aceleração
0 a 100 km/h 8,1 s
0 a 1.000 m 30,1 s – 166,5 km/h
Velocidade máxima 160 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h 3,1 s
D 60 a 100 km/h 4,1 s
D 80 a 120 km/h 5,9 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 14,4/26,1/58,8 m
Consumo
Urbano n/d
Rodoviário n/d
Ruído interno
Neutro/RPM máx. — /– dBA
80/120 km/h 60,3/74,2 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 99 km/h
Rotação do motor a 100 km/h
Volante 2,5 voltas
Seu Bolso
Preço básico R$150.000
Garantia 5 anos

Ficha Técnica GWM ORA 03 SKIN

Motor: elétrico, dianteiro, 171 cv, 25,5 kgfm
Bateria: íon-lítio, 48 kWh
Autonomia: 232 km (Inmetro)
Câmbio: automático, 1 marcha + ré, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) sólidos (tras.)
Pneus: 215/50 R18
Peso: 1.580 kg
Dimensões: comprimento, 423,5 cm; largura, 182,5 cm; altura, 160,3 cm; entre-eixos, 265 cm; porta-malas, 228 litros

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.