Por Péricles Malheiros
53 806 km
Antes que o hodômetro do EcoSport de Longa chegasse aos 50 000 km, visitamos a oficina de nosso consultor técnico Fabio Fukuda. Lá, foi providenciada uma vistoria “pré-revisão”. “Além dos itens com troca prevista no plano de manutenção, será necessário substituir pastilhas e discos de freio, ambos já com área de atrito visivelmente abaixo do mínimo aceitável”, disse Fukuda. Mas um ponto mais grave ainda foi notado durante a vistoria de Fukuda: “O coxim do câmbio está quebrado. É ele o responsável pelos barulhos nas arrancadas e retomadas reportados recentemente no diário de bordo”.
Dito e feito. Na concessionária Mix, de São Caetano do Sul (SP), ao fazer o check-list de recebimento do carro, o técnico avisou: “Não dá mais para os discos e pastilhas. Vai ter que trocar, com certeza”. Dito isso, já estávamos à espera de um orçamento mais alto do que os 468 reais sugeridos no site da Ford. No entanto, para nossa surpresa, a proposta que recebemos foi de estratosféricos 1 900 reais. “O valor ficou alto porque adicionamos os serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio e limpeza de corpo de borboleta, ar-condicionado e arrefecimento, além de uma descontaminação do sistema de lubrificação do motor”, disse o consultor da Mix. Antes que contestássemos o valor, o próprio técnico destacou: “Se preferir, faço os serviços de alinhamento (150 reais) e a troca dos discos e pastilhas (769 reais) e te dou um desconto na revisão básica (com troca de lubrificante do motor e filtros de óleo e combustível), que cairia de 468 para 381 reais.” Aceitamos e, depois de dois dias, pagamos uma conta final de 1 300 reais e retiramos o nosso Eco.
Lamentavelmente, o coxim defeituoso não foi detectado e os ruídos, claro, permanecem. “Deve ser algo solto abaixo do carpete”, disse o consultor da Mix. Ao menos a portinhola do tanque, que voltou a se soltar, foi devidamente reparada, em garantia.
Consumo
No mês (26,1% na cidade) – Etanol 9 km/l
Desde dez/12 (19,7% na cidade) – Etanol 8,9 km/l
Principais ocorrências
6 290 km marcador de combustível indica nível abaixo do real
8 968 km alarme dispara com o carro estacionado sob chuva intensa
9 326 km substituição de braços e palhetas do para-brisa em garantia. Estavam trepidando
10 857 km Palheta do para-brisa voltou a vibrar
16 308 km Espelho do para-sol direito solto
16 645 km Portinhola de acesso ao bocal de abastecimento do tanque solta
17 669 km Borracha da porta traseira direita solta
18 565 km alarme dispara com o carro estacionado sob chuva intensa
24 792 km Portinhola de acesso ao bocal de abastecimento do tanque solta
24 901 km marcador de combustível indica nível abaixo do real
36 909 km ar-condicionado fraco. ganhou recarga de gás, mas voltou a enfraquecer
45 307 km Ruídos nas acelerações e retomadas. Detectada ruptura no coxim do câmbio
45 358 km Portinhola de acesso ao bocal de abastecimento do tanque solta
Diário
Revisão de 50 000 km: discos e pastilhas trocados