Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Novo Audi SQ5 é um SUV ‘sleeper’ que anda mais e custa menos que X3 e Macan

Versão esportiva chega ao Brasil em configurações SUV e Sportback, sempre com tecnologia e desempenho caprichados

Por Guilherme Fontana, de Munique (Alemanha)
Atualizado em 16 set 2025, 15h14 - Publicado em 16 set 2025, 10h00
Audi SQ5 SUV
Audi SQ5 SUV (Divulgação/Audi)
Continua após publicidade

A nova geração do Audi Q5 chega ao Brasil com uma estratégia agressiva para vender mais. Além da versão de entrada Advanced, com pré-venda aberta há poucos dias, ele estreia agora sua configuração mais completa e esportiva, o SQ5. QUATRO RODAS foi até a Alemanha para andar no SUV esportivo, que pode até ser menos potente, mas é mais rápido e barato do que seus principais concorrentes.

O SQ5 está disponível em duas configurações diferentes: a SUV, de formato convencional da carroceria e que parte de R$ 624.990; e a Sportback, cujo caimento da traseira remete a um cupê, e que custa a partir de R$ 639.990. Ou seja, até R$ 35.010 a menos do que o Macan S, versão equivalente em motorização e potência. Contra o BMW X3 M50, seu maior rival, o mesmo: ele é menos potente, mas promete andar mais e custa R$ 960 a menos.

Audi SQ5 SUV
Audi SQ5 SUV (Divulgação/Audi)

Na aparência, o SQ5 deixa para diferenciar-se das versões convencionais em detalhes. A dianteira mantém a mesma grade e os nichos das extremidades com proporções generosas, mas o pacote visual S Line dá acabamento em preto brilhante nas bordas – e o nome do modelo aparece cravado na grade. Ainda na dianteira, os faróis são full led matriciais com facho alto adaptativo e possibilidade de alterar o desenho da iluminação.

Compartilhe essa matéria via:
Audi SQ5 Sportback
Audi SQ5 Sportback; rodas da imagem são as de série do modelo no Brasil (Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

As laterais têm rodas de 21 polegadas com cinco raios, acabamento diamantado e pneus 255/40. Porém, é possível selecionar um conjunto de rodas de desenho mais bonito e elaborado (o mesmo de Q8 e A3), sem custos extras. As rodas opcionais mantêm os pneus e têm acabamento diamantado, com fundo que mescla áreas em preto e dourado. As janelas têm frisos prateados com brilho acetinado.

Na traseira, as lanternas repetem a tendência de design global e se estendem de um lado a outro. Como diferencial, oferece diferentes assinaturas luminosas que podem ser selecionadas pelo motorista na central multimídia. É possível alterar a “personalidade” da iluminação a qualquer momento, graças à tecnologia OLED – que não equipa a versão convencional à venda por aqui. Por fim, as quatro saídas de escape mostram que ele não é qualquer Q5.

Audi SQ5 SUV
Audi SQ5 SUV; rodas opcionais sem custo (Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

Tecnologia, acabamento e espaço caprichados

O interior é o mesmo do Q5 que, por sua vez, repete o desenho de outros Audi de nova geração, como Q3, Q6, A5 e A6. Há destaque para o conjunto curvo de telas, com um display de 11,9 polegadas para o quadro de instrumentos e outro, de 14,5 polegadas, para a central multimídia.

O SQ5 tem ainda uma terceira tela, dedicada ao passageiro, com 10,9 polegadas. Nesta, é possível acessar algumas configurações do veículo, bem como o GPS nativo. Caso não haja ninguém sentado no banco do passageiro, a tela fica bloqueada.

Audi SQ5 SUV
Audi SQ5 SUV (Divulgação/Audi)

Ainda entre os equipamentos de série, há bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e massagem, bancos traseiros com aquecimento, ar-condicionado de três zonas, volante com regulagem elétrica e aquecimento, teto solar panorâmico, nove airbags, câmera 360°, head up display e park assist. Há também piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de mudança de faixa, assistente de tráfego cruzado, detector de atenção e fadiga do motorista, e alerta de saída de faixa.

Continua após a publicidade
Audi SQ5 SUV
Audi SQ5 SUV (Divulgação/Audi)

No acabamento, o SQ5 mescla materiais como couro, tecido, suede e plásticos de boa qualidade, como os emborrachados da parte superior do painel. Os bancos têm formato esportivo, com abas laterais pronunciadas, o logotipo do pacote S em baixo relevo e costuras em losangos. Como opcional, mas sem custo, é possível ter o interior na cor vermelha.

Há bom espaço interno no SUV, mas a acomodação é mais confortável para até quatro pessoas, já que o túnel central no assoalho é bastante alto e o console, que abriga os comandos e as saídas de ar-condicionado, é pronunciado. O porta-malas é grande: tem 475 litros na configuração SUV e, na Sportback, cai para 470 litros.

Audi SQ5 Sportback
Audi SQ5 Sportback (Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

Anda (bem) mais do que aparenta

O SQ5 é o que conhecemos como um carro “sleeper” – ou seja, com desempenho acima do que o visual sugere. Embora transpareça ser luxuoso e caro, ele não tem aparência esportiva e pode enganar aos desavisados que não virem ou não levarem a série as quatro saídas de escape.

Ele é equipado com um motor V6 3.0 turbo de 367 cv de potência e 56,1 kgfm de torque, acompanhado por um sistema híbrido leve de 48 V. A transmissão é S Tronic de dupla embreagem com 7 marchas e, a tração, é a integral quattro. Com esse conjunto, a Audi promete que o SQ5 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.

Audi SQ5 Sportback
Audi SQ5 Sportback; bancos vermelhos são opcionais (Divulgação/Audi)

Em números, é um desempenho superior ao do Porsche Macan S, de 380 cv, que leva 4,8 segundos; e ao do BMW X3 M50, de 398 cv e com um 0 a 100 km/h feito em 4,6 segundos, segundo a marca.

Continua após a publicidade

De fato, o SUV empolga. Pudemos testá-lo em diferentes condições entre a Áustria e Alemanha, incluindo pequenas cidades e estradas sinuosas, além das famosas estradas europeias com trechos sem limites de velocidade. Em todas as situações ele se sentiu à vontade, com fôlego de sobra em saídas e retomadas, sem qualquer demora nas respostas.

Audi SQ5 Sportback
Audi SQ5 Sportback (Divulgação/Audi)

A direção direta também tem grande participação na pegada esportiva, bem como a suspensão adaptativa, que muda de acordo com o modo de condução selecionado – no modo esportivo, por exemplo, ela fica mais rígida para garantir ainda mais estabilidade. O ronco do motor também brilha, com um sonoro ruído nas acelerações, tendendo ao agudo. No escape, as reduções no modo esportivo arrancam sorrisos, com direito a “pipocos”.

Audi SQ5 SUV
Audi SQ5 SUV (Divulgação/Audi)

Apesar da esportividade geral, porém, o SQ5 também sabe se comportar como um SUV do dia-a-dia. Em modos como Comfort e Efficiency, ele adota um caráter mais manso, com trocas de marcha mais suaves, suspensão mais macia e motor mais silencioso – e econômico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.