Depois do fim das versões com motor flex, a Ford vem se virando como pode com as variantes a diesel da Ranger na linha 2020, fazendo de tudo para manter a picape competitiva no disputado segmento. E até que as estratégias da marca vêm dando certo, com a Ford Ranger segurando um próspero terceiro lugar entre as picapes médias, logo atrás da Chevrolet S10 (e ambas bem abaixo da líder Toyota Hilux).
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Com a chegada da Ford Ranger 2022, há uma nova versão com apelo urbano e motor diesel, a Black, repleta de itens de conveniência e visual “bombado”. Confira o vídeo!
Por R$ 179.900, a nova Ranger Black tem motor 2.2 turbodiesel de 160 cv e 39,3 kgfm, sempre acoplado ao câmbio automático de seis marchas e tração traseira (4×2). A versão se situa entre as XLS 2.2 4×2 e 4×4, ambas automáticas. O nível de equipamentos é bom, próximo da versão com tração integral, mas a novidade sai por bons R$ 20.000 a menos que o modelo tracionado.
Ainda custa menos que um Jeep Compass Longitude com motor diesel, tabelado hoje em R$ 191.990.
O pacote inclui itens exclusivos, como as rodas pretas de 18 polegadas, cor que também está na grade dianteira e para-choque traseiro. Essas peças deixam de ser cromadas como em outra versões, dando um ar mais discreto e elegante à picape. O santantônio também é o mesmo das Ranger Limited, de fibra e com linhas mais aerodinâmicas.
Melhor equipada que a XLS 2.2 4×2, a versão Black tem sete airbags, controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampas, além de ar-condicionado automático de duas zonas e a central multimídia com tela de oito polegadas.
Há ainda bancos revestidos de material tipo couro (com regulagens manuais), câmera de ré e painel digital, como nas versões mais caras. A versão, como todas da linha 2021, está integrada ao aplicativo FordPass, para smartphones. Por meio dele, é possível monitorar parâmetros como autonomia e nível de combustível e até trancar ou destrancar a picape remotamente.
Embora seja 40 cv mais fraco do que o 3.2 que equipa as versões mais caras da Ranger, o quatro cilindros a diesel se garante bem e entrega bom desempenho à picape. Ainda não levamos a Ranger Black para a pista, mas outras variantes com o mesmo motor aceleraram de 0 a 100 km/h na casa dos 12 segundos.
A Ranger é ágil na cidade, mesmo com seus 5,35 metros de comprimento. O motor 2.2 acelera com decisão e é até fácil fazer o controle de tração agir com uma acelerada mais forte. A direção elétrica é leve em manobras e dá bom controle aos movimentos da picape, que dificilmente passa insegurança.
Os pneus têm perfil para asfalto e são surpreendentemente silenciosos e, em conjunto com a suspensão mais macia, também tornam a Ranger Black confortável no uso cotidiano. Em velocidade de cruzeiro na estrada, mal se ouve barulhos de rodagem ou do motor diesel, que sussurra a pouco mais de 2.000 rpm a 120 km/h.
Claro, há chacoalhadas típicas de picapes médias em pisos irregulares, mas que são um bocado atenuadas pelo acerto macio da suspensão. E apesar do apelo urbano, a picape encara sem dificuldades trechos fora de estrada leves, como um acesso a uma fazenda ou até mesmo um alagamento. A Ford ressalta os 80 cm de capacidade de submersão da Ranger, comum a todas as versões da picape.
De fábrica, a Ford Ranger Black não tem opcionais, mas a fabricante oferece como acessório uma prática cobertura de caçamba com acionamento elétrico por controle remoto e vedação reforçada contra poeira e chuva. O item ainda traz redes para objetos menores e iluminação. O pacote, que também traz o protetor de caçamba, tem preço sugerido de R$ 10.000. As primeiras 100 unidades poderão receber o item gratuitamente.
Pelo valor cobrado, a Ranger Black tem motor a diesel, itens de conveniência e visual interessante por pouco a mais do que uma rival equivalente, mas com motor flexível. Uma S10 LTZ 2.5 é cerca de R$ 3.000 mais barata, mesma diferença em relação a uma Hilux SRV 2.7 flex, ambas 4×2.
Com motor diesel e câmbio automático, a Hilux mais barata ultrapassa os R$ 200.000, enquanto uma S10 LS até custa próximos R$ 185.920 e tem tração 4×4, mas traz visual bem mais simplório que a Ranger Black.
Se a balança estiver pendendo para um SUV, o leque é amplo, mas a nova versão da Ranger é mais barata do que um Jeep Compass diesel de entrada, que já beira os R$ 200.000. É mais cara do que um Renegade a diesel, mas entrega muito mais espaço e uma caçamba bem maior do que o diminuto porta-malas do Renegade.
Ficha técnica – Ford Ranger Black 2022
- Preço: R$ 179.900
- Motor: diesel., diant., trans., 4 cil. em linha, 16V, 2.198 cm3; 160 cv a 3.200 rpm, 39,3 kgfm a 1.600 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração traseira
- Suspensão: independente, braços sobrepostos/eixo rígido (diant./tras.)
- Freios: disco ventilado (diant.)/ tambor (tras.)
- Direção: elétrica, 12,2 m (diâm. giro)
- Dimensões: comprimento: 535,4 cm; largura: 186 cm; altura: 182,1 cm; entre-eixos, 322 cm; peso, 2.124 kg;Tanque: 80 l
Preços e versões da Ford Ranger 2022
- XL Cabine Simples 2.2 Diesel 4×4 MT – R$ 166.790
- XLS 2.2 Diesel 4×2 AT – R$ 171.090
- XL Cabine Dupla 2.2 Diesel 4×4 MT – R$ 174.990
- Black 2.2 Diesel 4×2 AT – R$ 179.900
- XLS 2.2 Diesel 4×4 AT – R$ 203.990
- Storm 3.2 Diesel 4X4 AT – R$ 205.990
- XLT 3.2 Diesel 4×4 AT – R$ 234.990
- Limited 3.2 Diesel 4×4 AT – R$ 255.990
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