Testamos os níveis de regeneração do nosso BYD Dolphin, agora batido
Descida de serra ajuda o BYD Dolphin a recarregar a bateria, mas é melhor não contar com isso em viagens. E tivemos o primeiro incidente
O repórter João Vitor Ferreira aproveitou sua paixão pelo Santos Futebol Clube para testar a capacidade de regeneração de energia no BYD Dolphin descendo à Baixada Santista. Dois jogos do Santos na Vila Belmiro, duas situações distintas.
A diferença de altitude entre São Paulo e Santos fica ao redor dos 740 metros. Pela Rodovia dos Imigrantes é possível manter uma boa velocidade por ter poucas curvas. Isso se o trânsito ajudar. Na primeira viagem, em uma sexta-feira, o trânsito atrapalhou a fluidez, mas ainda deu para elevar a carga de 80 para 82% com o modo mais intenso de regeneração.
a parte dianteira direita do para-choque do BYD Dolphin (João Vitor Ferreira/Quatro Rodas)
Para o segundo jogo, num sábado, não havia trânsito. E, mesmo tendo usado o modo de regeneração mais brando, foi possível elevar a carga da bateria de 80 para 87%. Até aqui, saldo positivo para o BYD Dolphin, mas não muito bom para o Santos, que empatou no primeiro jogo e perdeu no segundo.
A volta para São Paulo, em subida, consome cerca de 30% da carga. “Na segunda viagem, a carga estava em 95% quando saí de casa e na volta estava com 49%, sem precisar parar para recarregar”, conta João. Isso mesmo com um contratempo: uma motocicleta arranhou o nosso BYD.
“Estava em um sinal na Avenida Paulista e o carro quase em paralelo a mim só deu seta para virar à direita quando o sinal abriu”, lembra João. “Quando fez a manobra, ele fechou o motociclista que vinha pelo corredor e tentou escapar jogando a moto em cima do Dolphin”, afirma. Riscou o para-choque e soltou a moldura do para-lama ambos dianteiros. O motociclista não se machucou. Temos três orçamentos de funilaria entre R$ 500 e R$ 1.000, mas já marcamos a avaliação em uma concessionária.
BYD Dolphin – 9.579 km
| Versão | GS 180 EV |
| Motor | elétrico, diant., transversal, síncrono, 95 cv, 18,4 kgfm |
| Câmbio | automático, 1 marcha, tração dianteira |
| Revisões | até 100.000 km: grátis |
| Seguro | R$ 1.570 |
| Consumo | No mês: 6,3 km/kW, com 69,2% de rodagem na cidade
Desde jan/24: 6,9 km/kW, com 54,8% de rodagem na cidade |
| Carregamento | 216,7 kW, 28h11min, R$ 339,89 |
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