Nem sempre é fácil abastecer o Mitsubishi Outlander com motor turbodiesel
Eficiência e força do motor diesel impressionam positivamente, mas nem sempre é fácil encontrar postos com diesel
Não é raro ver o Mitsubishi Outlander ser guiado para bombas de gasolina e álcool ao chegar em postos de combustível. Mesmo que os Jeep Renegade e Compass com motor diesel tenham popularizado o combustível em SUVs menores, ele é comumente associado às picapes médias e aos seus SUVs derivados. E justamente por isso, às vezes, esquecemos algumas vantagens do óleo diesel.
Irmão do piloto de testes Eduardo Campilongo, Bruno Campilongo se surpreendeu com a força do motor 2.2 turbodiesel ao revesar a direção em uma viagem.
“As respostas do motor são muito rápidas e tornam as retomadas e ultrapassagens bem seguras, mesmo com cinco pessoas no carro e o porta-malas carregado. Mas o que me chamou atenção foi o quanto o motor é econômico mesmo em um carro tão grande, pesado e cheio. Na verdade, os 14 km/l são equivalentes ao que eu conseguiria com meu Onix 1.0 2019 nas mesmas condições e com gasolina. Reservadas as propostas e os valores diferentes, fiquei bem surpreso”, conta Bruno.
“Mas também gostei muito do Outlander por ser espaçoso e bonito, ter boa dirigibilidade e por ser confortável para todos os passageiros – o que o Onix, definitivamente, não é”, completa.
O rendimento dos motores diesel fazem bonito em carros mais leves, com carroceria monobloco. Mas há alguns ônus, porém. Especialmente em grandes cidades não é incomum encontrar postos de combustível que não vendem diesel.
Por outro lado, há postos às margens das estradas onde não é possível abastecer. São postos com bomba de diesel de alta vasão, com bicos mais largos próprios para abastecer caminhões (e seus tanques que podem somar mais de 1.000 litros) mais rápido, incompatíveis com o bocal de abastecimento do Outlander.
Mitsubishi Outlander – 57.855 km
Ficha técnica: | |
Versão: | 2.2 Turbodiesel HPE-S |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, 165 cv a 3.500 rpm, 36,7 mkgf a 7.500 rpm |
Câmbio: | Automático de 6 marchas, tração 4×4 |
Seguro: | R$ 3.750 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 8.404 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 783,10 |
Consumo: | No mês: 11,7 km/l com 44,3% de rodagem na cidade Desde set/19: 12 km/l com 30,5% de rodagem na cidade |
Combustível: | Diesel S10 |
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