Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: por que o motor do nosso Citroën C3 treme tanto?

Vibração do motor 1.0 Firefly em ponto morto incomoda no trânsito e provoca um dos barulhos notados dentro da cabine

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 set 2024, 18h38 - Publicado em 17 set 2024, 18h37
Longa C3
Vibração do motor quando em ponto morto é sentida pelos passageiros (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O grande desafio dos engenheiros que desenvolvem carros com motores de três cilindros está em controlar a natural vibração do motor. Tudo, dos coxins ao posicionamento dos componentes internos e agregados, é pensado de forma a converter a vibração horizontal do motor em vibração vertical, menos perceptível ao motorista.

Era mais fácil quando os motores pequenos tinham quatro cilindros, pois com um cilindro funcionando em cada um dos quatro tempos (admissão, compressão, combustão e escape) os movimentos se compensam. Nos três-cilindros falta um cilindro nessa compensação. Ô se falta…

C3 Longa
(Isadora Carvalho/Quatro Rodas)

Claro que há diversas estratégias para mitigar isso, mas, no caso do nosso Citroën C3, parece que elas não surtem mais efeito quando em ponto morto. A vibração do três-cilindros 1.0 6V quando parado e com a embreagem liberada aumentou ao longo desses mais de 45.000 km e se tornou um incômodo relatado por todos os motoristas que dirigem o carro – principalmente aqueles que pegam trânsito. A vibração independe do ar–condicionado estar ligado ou desligado, mas é só pisar na embreagem que a vibração cessa.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Essa vibração já foi relatada em revisões e a concessionária disse ter buscado normalizar isso. Até conseguiram reduzir por um tempo, mas agora essa vibração gera um barulho de contato entre plásticos atrás do motor que consegue atravessar o isolamento acústico da cabine.

Por outro lado, é apenas mais um barulho. Antes mesmo dos 50.000 km, metade do teste, o C3 já tem grilos dentro do painel, rangidos nos bancos dianteiros e um barulho de movimento do vidro do motorista enquanto o carro anda. Na suspensão, pancadas secas ao passar em buracos estão mais intensas.

Citroën C3 – 45.669 km

Versão: First Edition 1.0
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 7.518
Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 797
Consumo: No mês: 12,4 km/l com 50,5 % de rodagem na cidade
Desde abril/23:  13,5 km/l com 32,4% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.