Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Concessionária limpa peça velha do Jeep Compass para se passar por nova

Na revisão de 24.000 km, consumo de óleo do motor voltou a ser tratado com normalidade e tentaram passar o filtro de óleo usado como sendo novo

Por Redação Atualizado em 10 jun 2022, 15h44 - Publicado em 10 jun 2022, 01h12

A segunda revisão do Jeep Compass Longitude T270, aos 24.000 km, era nossa esperança para que o motor 1.3 GSE Turbo flex recebesse a devida atualização da central eletrônica para reduzir o consumo de óleo do motor – o que havia sido indicado por outra concessionária há pouco tempo.

Mas em um primeiro momento a Jeep Sinal Tancredo Neves, em São Paulo, tratou com normalidade o carro chegar com o óleo no mínimo da vareta. 

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Fizemos outros apontamentos, levantados anteriormente, a respeito do barulho na suspensão e do funcionamento incorreto do sistema start-stop. O carro ficaria na concessionária um dia a mais para essas verificações.

Dos tradicionais serviços extras indicados, como limpeza da injeção (R$ 230) e do ar-condicionado (R$ 307), lavagem do motor (R$ 90) e kit de lubrificação (R$ 70), autorizamos apenas alinhamento, balanceamento e rodízio (R$ 239) e a troca do filtro do ar-condicionado (R$ 62,39). A revisão teria custado R$ 1.186 se aceitássemos tudo, bem mais que os R$ 747 da revisão.

Jeep Compass Longa Duração
Filtro do ar-condicionado, pago à parte, não foi trocado Leonardo Barboza/Quatro Rodas

Não apontamos, mas notamos um prego em um dos pneus ao deixar o carro na concessionária.

Continua após a publicidade

Conforme marcado, retornamos à Sinal na tarde do dia seguinte para retirar o Compass. “O carro ainda estava na fila para a lavagem, mas pedi que entregassem mesmo sem lavar para não me atrasar para outro compromisso”, explica o piloto de testes Leonardo Barboza.

“Quando a ordem de serviço foi fechada, constava a revisão de 24.000 km, o reaperto da suspensão e três atualizações de sistemas do carro. É bem provável que tenham atualizado o módulo do motor”, conta Barboza. Tomara que essa novela do consumo de óleo tenha um fim desta vez!

Jeep Compass Longa Duração
Concessionária poderia ao menos ter avisado sobre o prego no pneu Leonardo Barboza/Quatro Rodas
Jeep Compass Longa Duração
Apesar de limpo, filtro de óleo é o mesmo que havia antes da revisão Leonardo Barboza/Quatro Rodas

O Jeep seguiu direto para a Fukuda Motorcenter, onde, na verificação de serviços executados, o técnico Fabio Fukuda fez duas constatações: “Não trocaram nem o filtro do ar-condicionado nem o filtro de óleo do motor. Na verdade, se deram o trabalho de limpar a carcaça do filtro de óleo para parecer um novo, mas era o mesmo instalado na revisão dos 12.000 km”.

O rodízio foi feito de forma incorreta, em ordem diferente daquela indicada no manual do carro e ignoraram o prego, que continuava lá, como se não tivessem notado ao mudar todas as rodas de posição. Retornamos à concessionária para cobrar a troca dos filtros. E o pneu foi consertado depois em uma borracharia.

O Compass Longitude 80 anos, como o nosso, teve seus pedidos suspensos em abril, como se esperava por ser uma série de aniversário. O pacote especial  inclui rodas e logotipos na cor grafite, partida remota, retrovisores com rebatimento elétrico, park assist, sistema de som Beats e carregador de smartphone por indução e ultimamente somava R$ 8.238 aos R$ 177.036 da versão.

Jeep Compass – 24.108 km

Ficha técnica:
Versão: Longitude 80 anos 1.3 Turbo
Motor: 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm
a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.740 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 96.000 km – R$ 5.819
Gasto no mês: Combustível: R$ 1.267
Revisão: R$ 1.186
Consumo: No mês: 7,2 km/l com 61,1% de rodagem na cidade
Desde agosto/21: 9,6 km/l com 30,9% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

 

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)