Longa Duração: enfim o câmbio do Tiggo 5X fica bom, mas a suspensão…
Tiggo 5X vai a Minas Gerais e retorna com câmbio vibrando muito menos do que antes. Quem explica?
O Cristo Redentor do Rio de Janeiro é conhecido mundialmente, mas há vários outros espalhados pelo Brasil. São tão comuns quanto as inúmeras cachoeiras “véu da noiva”. Pode reparar. O da foto fica em Conselheiro Lafaiete (MG), destino do repórter Igor Macário em sua primeira viagem com o Caoa Chery Tiggo 5X.
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Foram cerca de 1.400 km em quatro dias, passando pelo Rio de Janeiro na ida e na volta, mas o computador de bordo não ajudou nas contas. “O hodômetro parcial zera quando o carro fica estacionado por mais de um dia”, aponta o repórter, que também conheceu o lado hesitante do nosso Tiggo.
“O câmbio de dupla embreagem se mostrou muito indeciso nas subidas de serra da BR-040 e pedia mudanças manuais constantes. O modo Sport até melhora o comportamento, mas não evita que o carro brigue com as marchas. Apesar disso, o desempenho dele é bom e o isolamento acústico na cabine também soma pontos”, opina Igor.
Acontece que, com o passar do tempo, aprendemos a conviver com algumas características indesejadas dos nossos carros e, claro, a estranhar quando elas desaparecem. Ou quase. É o caso das trepidações do câmbio, que ocorriam especialmente entre 15 e 20 km/h, quando o câmbio não reduzia para a primeira marcha.
Agora, quando ocorre trepidação, é mínima. É claro que a falta do problema surpreendeu a todos que tiveram um novo contato com o nosso Tiggo.
Mas a suspensão segue sendo assunto. Igor percebeu que os pneus cantam com facilidade em curvas e que a suspensão macia não passa segurança para condução mais arrojada. É assunto para a revisão dos 50.000 km, pois notamos, também, que o carro está tombado para a esquerda.
Tiggo 5X – 47.654 km
Ficha técnica: | |
Versão: | TXS 1.5 16V Turbo |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, turbo, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4 mkgf a 1.750 rpm |
Câmbio: | Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas |
Seguro: | R$ 2.004 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 60.000 km – R$ 4.028 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.357 |
Consumo: | No mês: 9,6 km/l com 28,5% de rodagem na cidade Desde jul/19: 9 km/l com 30,7% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |
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