Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: rede Toyota erra rodízio de rodas no Prius durante revisão

Em apenas duas horas e meia o híbrido ficou pronto, mas saiu com o mesmo erro de serviço já cometido pela marca com Corolla e Etios

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 jan 2019, 09h00 - Publicado em 2 jan 2019, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • _MG_1827.CR2
    Prius: o samurai do baixo consumo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Há duas verdades incontestáveis sobre a rede de concessionárias Toyota: a primeira é que ela raramente erra na manutenção de revisão e a outra é que ela quase nunca acerta o rodízio de rodas.

    Vimos isso no Etios e no Corolla de Longa Duração (desmontados, respectivamente, em 2014 e 2015) e, agora, não está sendo diferente com o Prius.

    O híbrido acaba de passar pela terceira revisão e, em todas, as rodas tiveram que ser reposicionadas de modo a obedecer o rodízio recomendado pela fábrica, com inclusão do conjunto roda e pneu do estepe.

    “A grande maioria das marcas recomenda um rodízio mais simples, em que basta inverter as rodas entre os eixos dianteiro e traseiro, sem alternância entre os lados direito e esquerdo. Sempre que a frota de Longa tem um carro que foge a essa regra, redobramos a atenção na verificação feita após cada revisão, que é quando o serviço de rodízio é feito, acompanhado de alinhamento e balanceamento”, explica Péricles Malheiros, editor de Longa Duração.

    Continua após a publicidade

     O principal benefício de incluir os cinco pneus no rodízio é equalizar o desgaste de todo o conjunto, evitando assim um problema que poucos motoristas se atentam: a expiração do prazo de garantia do estepe (que em média é de cinco anos).

    Já que o assunto são os pneus do Prius, um item que faz falta nele é a indicação de pressão no painel, como o do Compass, por exemplo.

    “Ele até tem um sistema de alerta de baixa pressão, mas num projeto em que a economia de combustível é a grande prioridade, um indicador de calibragem ativo, com a leitura individualizada da pressão de cada pneu, faria muito mais sentido”, diz Péricles.

    Continua após a publicidade

    Toyota Prius – 34.876 km

    Consumo

    Ficha técnica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.