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Longa Duração: rede cobra R$ 71 por borrachinha do Nissan Kicks

De um lado, uma borrachinha que custa o mesmo que dois filtros; do outro, cliente e ex-funcionário alertando para a fraude em uma concessionária

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 abr 2017, 19h56 - Publicado em 6 abr 2017, 16h12
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  • Esta borrachinha custa R$ 71, na autorizada. É sério!
    Esta borrachinha custa R$ 71, na autorizada. É sério! (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

    Foi o editor Péricles Malheiros o primeiro a notar a falta da pequena borracha no fundo do puxador interno da porta do motorista. “Aparente, o parafuso me chamou a atenção de imediato”, disse.

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    Surpresa foi descobrir que o acabamento (uma tira de borracha do tipo EVA) custa R$ 71. “Até o funcionário da concessionária Fuji se espantou. Depois de me passar o preço, ele reconferiu outras duas vezes, pelo número da peça”, diz o piloto de teste Eduardo Campilongo, que fez a cotação na autorizada.

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    Edu tem uma tese que faz sentido sobre o sumiço da tal borrachinha: “Bocal de aspirador é grande. Como a peça é leve, pode ter sido sugada em algum lava-rápido”. O que não faz sentido é o preço exorbitante. Para efeito de comparação, o filtro de combustível do nosso Audi A3 custou R$ 75. Na Nissan, daria para comprar os filtros de óleo (R$ 40) e de combustível do próprio Kicks (R$ 30).

    O mês rendeu desdobramentos sobre a revisão dos 20.000 km, feita na Orient, de Varginha (MG), que nos cobrou por peças não trocadas. Primeiro, um leitor da mesma cidade nos relatou que a Orient condenara um coxim da sua Livina. Em uma oficina de sua confiança, outro diagnóstico: estava tudo perfeito.

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    Depois, um ex-funcionário da Orient que pediu para ter sua identidade preservada, disse: “O cliente paga pelos componentes, mas não leva. Quem fica com a peça nova é o empregado corrupto, que dá um jeito de sair com ela da concessionária para, imagino, revendê-la. Quem se nega a participar do esquema fica de fora dos serviços comissionados, como as revisões”.

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    O mesmo ex-funcionário diz: “Vi casos em que a seguradora autorizou um orçamento da Orient em que estava estabelecida a troca da porta de um veículo batido. A porta era cobrada, mas o carro saía de lá com a peça original recuperada”.

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    Consultada, a Orient negou as acusações do ex-funcionário, mas reconheceu que os problemas durante a revisão do Kicks de Longa levaram a empresa a promover uma série de correções de seus processos. A Orient ainda lamentou o ocorrido, mas ressaltou a importância do aprendizado trazido por episódios como esse.

    Também repassamos os relatos à Nissan do Brasil, que respondeu dizendo que “condena veementemente qualquer conduta inadequada e que afete seus padrões de qualidade e respeito ao consumidor” e que “está avaliando com muita atenção os casos relatados e, após as devidas análises, tomará as medidas cabíveis para eliminar tal prática e qualquer outra inadequadamente apurada”.

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    * Após a publicação da reportagem, a capa de borracha do puxador do Kicks teve preço reduzido de R$ 71 para R$ 25. Segundo a Nissan, a redução foi consequência do aumento da quantidade dessa peça nos estoques da marca. O mesmo deverá ocorrer com outros componentes nos próximos meses.

     

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