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Longa Duração: os carros mais baratos nem sempre têm peças baratas

Frota do Longa Duração revela: nem sempre os carros caros têm as peças mais caras. Mas prepare o bolso para manter um importado

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 jul 2020, 07h00
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Um sedã e um SUV compacto nacionais, um SUV montado no Brasil com peças importadas e um SUV grande importado. Cada integrante do Longa Duração tem uma particularidade.

Resolvemos analisar como a origem de cada um deles influencia no custo de suas peças. Para isso, pedimos ao Sistema Unificado de Informações Veiculares (Suiv) o preço de dez componentes originais mais suscetíveis a serem substituídos.

O Mitsubishi Outlander tem as peças mais caras do levantamento. Seu para-brisa original custa R$ 15.446. É caro, e mesmo se não tivesse piloto automático adaptativo ainda custaria R$ 11.185.

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Pic By Fernando Pires / https://www.flpires.com.br (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Só não busque pela bateria original, japonesa e com manutenção, que não é comercializada pela rede da marca no Brasil.

Sedã mais vendido do país, o Chevrolet Onix Plus tem algumas peças baratas. Em geral, são as compartilhadas com outras versões.

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Como os faróis (com projetor) e lanternas (com leds) são exclusivos da versão Premier, acabam sendo bem mais caros que as peças presentes nas demais versões. A exceção é a bateria, que tem 70 ah (contra 50 ah das versões com motor aspirado) e custa R$ 1.339. Tudo bem: a do C4 Cactus também é convencional e sai por R$ 1.171.

Acompanhe todos os valores do nosso levantamento a seguir:

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(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Citroën C4 Cactus Feel Pack 1.6 AT

Fabricado no Brasil sobre uma plataforma antiga, SUV tem peças com valores relativamente caros. A exceção são os amortecedores.

(Arte/Quatro Rodas)

Chevrolet Onix Plus Premier 1.0T AT

(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Exclusivos da versão Premier, os faróis com projetores e as lanternas de led são caros. Mas tem para-choques, retrovisores e pneus com custo bem abaixo da média.

(Arte/Quatro Rodas)

Caoa Chery Tiggo 5X TXS 1.5T DCT

(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Montado no Brasil com peças chinesas, tem para-brisa, pastilhas de freio e lanternas mais baratas entre a frota do Longa Duração. Mas repare bem: é o único dos quatro que não tem lanternas de leds.

(Arte/Quatro Rodas)

Mitsubishi Outlander 2.2 Turbodiesel AT

(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por ser importado do Japão, SUV possui peças simples como para-choque, retrovisor e amortecedor com valores proibitivos.

(Arte/Quatro Rodas)
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