Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Longa Duração: o teste dos assistentes de manobra

Sensores nos para-choques, câmeras por todos os lados e até um sistema que procura a vaga ideal. Quem não gosta de uma ajuda na hora de manobrar o carro?

Por Leo Nishihata Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 ago 2017, 11h28 - Publicado em 24 ago 2017, 19h54
Longa Duração: teste de manobra
Mobi, Kicks, Creta e Cruze: quem ajuda mais na hora da baliza? (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Motivo de tensão para muitos, estacionar o carro tem ficado cada vez mais fácil com o auxílio da tecnologia. Os quatro modelos da nossa frota são uma prova disso: todos eles têm um ou mais dispositivos de ajuda em manobra.

 

Fiat Mobi

Para um modelo que está entre os carros mais baratos do Brasil, até que o Mobi se defende bem no que se refere à facilidade de manobra.

Se a traseira curta [1] lhe rende críticas pelo porta-malas pequeno, na hora de estacionar ela se torna uma grande aliada.

Continua após a publicidade

Os sensores no para-choque traseiro [2] são os responsáveis pelos alertas sonoros. Ao engatar a ré, o espelho direito aponta para o chão [3].

Longa Duração - Fiat Mobi
(Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Ponto positivo: o espelho direito com inclinação automática evita as raladas de roda
Ponto negativo: além do alerta sonoro, um sistema gráfico seria bem-vindo

 

Nissan Kicks

O sistema de visão 360 graus [1] é o destaque do Kicks. Na manobra, o motorista pode escolher entre dois tipos de visualização [2].

Na traseira, são apenas três sensores [3], enquanto o Cruze tem seis. Mas todos são capazes de detectar movimento no ambiente, reduzindo o risco de atropelamento.

A câmera frontal [4] ajuda em vagas curtas, onde é preciso parar coladinho na parede ou em outro carro.

Longa Duração - Nissan Kicks
(Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Ponto positivo: visão 360 graus faz parecer que há uma só câmera acima do Kicks
Ponto negativo: lente das quatro câmeras sujam com muita facilidade

 

Hyundai Creta

A tela [1] tem boa definição e as linhas ativas se movem em função do ângulo do volante, indicando ao motorista o caminho a ser percorrido. A câmera traseira fica sob a moldura da placa.

Os sensores traseiros[2] têm visual discreto, mas a ausência deles na dianteira é sentida quando é preciso se aproximar do veículo à frente.

Continua após a publicidade

Em vagas apertadas, a ajuda vem do rebatimento elétrico dos retrovisores [3].

Longa Duração - Hyundai Creta
(Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Ponto positivo: bem posicionada, a lente da câmera não suja com facilidade
Ponto negativo: para uma versão top de linha, faltam sensores na dianteira

 

Chevrolet Cruze

Se você é um motorista assumidamente avesso às manobras, o Cruze vai conquistá-lo.

Ao toque de um botão [1], ele procura uma vaga que o comporte, seja ela paralela [2] ou perpendicular [3] e passa a lhe dar as instruções para parar e andar.

Enquanto isso, o volante vira sozinho de um lado para o outro, até finalizar a manobra. Você não precisa (e nem pode) colocar as mãos no volante [4].

Longa Duração - Chevrolet Cruze
(Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Ponto positivo: em nossos testes, o Cruze sempre ficou centralizado na vaga
Ponto negativo: ao contrário de outros sistemas parecidos (como o do Tiguan), o do Cruze não retira o carro da vaga

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.