Clique e assine por apenas 8,90/mês

Longa Duração: o que motivou os recalls brancos do nosso Chevrolet Onix?

Correção nos módulos de carroceria e do motor visam evitar problemas com botão de partida e luz de injeção

Por Henrique Rodriguez - Atualizado em 19 set 2020, 11h21 - Publicado em 28 ago 2020, 07h40
Atualizações de módulos evitaram falhas e defeitos na partida e na injeção do sedã compacto Fernando Pires/Quatro Rodas

O aviso de que nosso Chevrolet Onix Plus havia passado por dois recalls brancos durante a revisão dos 20.000 km despertou nosso interesse. O que teria sido corrigido nos módulos de controle da carroceria (BCM) e de controle do motor (ECM)?

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Vale a explicação. Recall branco é um serviço para correção de falhas ou defeitos detectados no projeto que, ao contrário daqueles que motivam recall tradicionais, não põem em risco a vida ou a integridade física do condutor ou de terceiros. Não são incomuns na indústria e, muitas vezes, os proprietários nem ficam sabendo quando são feitos ou mesmo quando são necessários.

Descobrimos dois boletins técnicos enviados para a rede de concessionárias Chevrolet em março para atualização dos dois módulos e que contemplava o número de série do nosso Onix Plus.

O módulo de controle da carroceria foi atualizado pela possibilidade de dificuldade de partida do motor ao pressionar o botão Start/Stop, que estaria relacionada o acendimento da luz do imobilizado do carro (um cadeado no quadro de instrumentos). Vale ressaltar que não percebemos essa ocorrência no carro.

Onix Plus na revisão dos 20.000 km Leonardo Felix/Quatro Rodas

No módulo de controle do motor, foi feita atualização e calibração relacionados ao diagnóstico do sensor de oxigênio secundário. Os registros errados de falha, sem que houvesse uma falha efetiva no veículo, poderia levar ao acendimento da luz de injeção no quadro de instrumentos. Isso acometeria apenas as versões com motor turbo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Publicidade