Clique e assine com até 75% de desconto

Longa Duração: baixo, Chevrolet Onix Plus vaza óleo após cair em buraco

Vitimado por buraco, Onix Plus teve cárter amassado e vazamento do óleo do motor – que poderiam ter sido evitados por suspensão mais alta

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 12 ago 2020, 17h56 - Publicado em 5 ago 2020, 07h00
Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

Falhas eletrônicas não foram as únicas ocorrências da viagem do Onix Plus ao Rio Grande do Sul. Dias depois, quando o sedã compacto estava pronto para a próxima missão, bastou sair da vaga onde esteve por três dias para revelar uma poça de óleo do motor.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O problema foi provocado por um buraco. “Seguia por uma rua de paralelepípedos e, de repente, no meio da pavimentação, o carro afundou em uma vala escondida na sombra. Ouvi que a frente raspou e parei. Vi a marca no para-choque e pensei que o buraco tivesse provocado aquilo”, conta o repórter Gabriel Aguiar.

Na estrada, óleo que escapava pelo filtro se espalhava pelo pré-cárter Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

A marca era antiga e o para-choque não foi danificado. Por conta do vão livre de 12,7 cm, o pré-cárter e o filtro de óleo foram amassados quando a frente desceu. Sorte que o vazamento não era grande e o óleo não chegou perto do nível mínimo.

  •  

    Continua após a publicidade

     

    Continua após a publicidade

    O jeito foi recorrer ao serviço 24h da Chevrolet, que deu prazo de 55 minutos até a chegada do reboque – aceitável durante a quarentena. Chegou 1h30m depois, pois o motorista recebeu o endereço errado. O carro seguiu para a Viamar Morumbi, concessionária mais próxima.

    Para evitar problemas, Onix foi de reboque para a concessionária Leonardo Barboza/Quatro Rodas

    “Só reza para ter a peça em estoque na fábrica”, disse o consultor no check-list. Por conta do horário de atendimento reduzido, o orçamento veio no dia seguinte: R$ 1.080, sendo R$ 580 de peças e R$ 500 por duas horas de mão de obra.

    A sorte: o pescador do óleo não foi danificado e havia cárter no estoque da fábrica, com prazo para chegar em seis dias úteis.

    Cárter e filtro novos instalados Leonardo Barboza/Quatro Rodas

    Chegou em cinco, mas com a cola errada. O consultor assegurou que a certa chegaria no mesmo dia e o carro estaria pronto no dia seguinte. Mas o contato para buscar o carro veio dois dias depois, em um sábado.

    Leonardo Barboza/Quatro Rodas

    O técnico aproveitou o tempo extra para investigar sobre as falhas eletrônicas e, na retirada, disse não ter encontrado erros. Ainda alertou sobre a importância de trocar o óleo novamente na revisão dos 20.000 km. Na hora do pagamento, um pequeno desconto reduziu a fatura para R$ 1.065.

    Chevrolet Onix Plus – 19.060 km

    Ficha técnica:
    Versão: Premier 1.0 12V Turbo
    Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf
    a 2.000 rpm
    Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões: Até 60.000 km – R$ 3.012
    Gasto no mês: Combustível: R$ 122,01
    Oficina: R$ 1.065
    Consumo: No mês: 13,3 km/l com 100% de rodagem na cidade
    Desde dez/19: 12,3 km/l com 25,9% de rodagem na cidade
    Combustível: Flex (gasolina)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Continua após a publicidade
    Publicidade