À s vezes, os carros parecem gente: quando chegam ao hospital, os sintomas que incomodam desaparecem. Foi o que aconteceu com o Argo.
Deixamos nosso Fiat na concessionária Amazonas, em São Paulo, e apresentamos uma lista de pequenos problemas a serem sanados.
O start-stop inibia o funcionamento do motor (e, consequentemente, do ar-condicionado) na fase fria e sob calor intenso.
As duas portas USB (frontal e central traseira) ganharam relatos de mau funcionamento, como o do redator-chefe Zeca Chaves: “Tentei conectar meu iPhone com o cabo original e nada. Em casa e em outros carros, funcionou normalmente”, disse.
Nos testes feitos pela Amazonas, porém, nem o travamento do sistema multimídia voltou a se manifestar.
“Primeiramente, fizemos uma varredura eletrônica à procura de registro de erros, mas nada foi encontrado. A versão mais atual do software já estava instalada, mas mesmo assim preferi reinstalá-la”, disse o técnico que cuidou da revisão do nosso Argo.
Pela revisão dos 30.000 km, pagamos o valor sugerido no site (R$ 432) e outros R$ 160 pelos serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio.
Na vistoria pós-revisão, nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, elogiou: “Era uma revisão simples. Basicamente, troca de óleo e filtro. O rodízio de pneus, serviço com alto índice de erro por parte das concessionárias, também foi feito a contento”.
Com a manutenção em dia, o Argo foi liberado para viagens. “As duas portas USB e a central multimídia funcionaram bem, mas as palhetas limpadoras estão desgastadas”, disse o fotógrafo Alexandre Battibugli, após uma viagem até Iguape, no litoral paulista.
O start-stop, aparentamente, voltou ao “normal”. Porém, seu funcionamento está longe de ser ideal. Em dias quentes, quando o ar-condicionado deveria permanecer ligado para manter a temperatura, o start-stop prefere assar os ocupantes.
“O sistema corta o funcionamento do motor e, por consequência, desliga o ar. Esse não é o comportamento ideal da tecnologia”, diz o editor Péricles Malheiros.
Uma hipótese para os problemas do sistema multimídia é que havia alguma falha de software. Com a reinstalação do firmware, pode ser que isso foi resolvido. Defeito intermitente é assim mesmo: nem sempre a solução ocorre de um dia para o outro.
Vamos continuar acompanhando essa ocorrência.
Fiat Argo – 29.855 km
Consumo
- No mês: 12,8 km/l com 27,1% de rodagem na cidade
- Desde set/17: 13,1 km/l com 27,5% de rodagem na cidade
- Combustível: flex (gasolina)
Gastos no mês
- Combustível: R$ 1.210
- Alinhamento: R$ 160
- Revisão: R$ 432
Ficha técnica
- Versão: Drive 1.3 8V
- Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.332 cm3, 8V, 109/101 cv a 6.000/6.250 rpm, 14,2/13,17 mkgf a 3.500 rpm
- Câmbio: manual, 5 marchas
- Combustível: flex (gasolina)
- Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.271
- Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.096