Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: erros e acertos da Citroën na segunda revisão do C4 Cactus

Nova visita programada do Citroën resolveu novos problemas, mas manteve alguns antigos

Por Péricles Malheiros
29 nov 2019, 09h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • C4 Cactus: trepidação no volante após a revisão dos 20.000 km (Leonardo Felix/Quatro Rodas)

    Tudo o que um proprietário de carro zero-quilômetro mais valoriza é a tranquilidade. Nesse quesito, por ora, o Citroën C4 vem cumprindo seu papel. Ele já passou dos 20.000 km e segue sem maiores problemas.

    Publicidade

    Um ruído na suspensão aqui, um barulhinho na traseira ali, é verdade, mas nada de elevada gravidade.

    Publicidade

    Tanto que a lista de verificações especiais quando o deixamos na GP France para a segunda revisão foi magra: nada além de um pedido para atualização do painel  para que ele voltasse a informar o consumo em km/l.

    Desde a substituição do quadro de instrumentos (em garantia) por conta de uma bolha, logo no início do teste, o consumo é apresentado apenas no padrão europeu, em l/100km.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A concessionária que fez a troca do painel, Le Mans, até hoje não cumpriu sua promessa de entrar em contato para providenciar a tal atualização de software do painel.

    Agora, na GP France, foram feitas as manutenções previstas pela fábrica (troca de lubrificante do motor e de filtros de óleo, ar do motor, combustível e do ar-condicionado, por R$ 750) e, para nossa surpresa, a tão prometida atualização do sistema que trouxe de volta a medição de consumo em km/l.

    Publicidade

    Se continuássemos esperando pela Le Mans, estaríamos aguardando até hoje. “Por curiosidade, liguei para lá dias após a revisão e disseram que a atualização ainda estava indisponível”, conta o nosso piloto de teste Eduardo Campilongo.

    Os serviços foram feitos corretamente, inclusive o rodízio de pneus, o que é raro. Mas pouco tempo depois surgiu uma vibração no volante a partir de 100 km/h. Retornamos à GP France, que diz ter refeito o balanceamento das rodas.

    Publicidade

    Mas em nossa verificação descobrimos que eles refizeram também o rodízio. Ou seja, erraram o que tinham feito certo.

    C4 Cactus – 20.552 km

    Consumo No mês: 9,7 km/l com 59,5% de
    rodagem na cidade
    Desde abr/19:
    10,7 km/l com
    40,6% de rodagem na cidade
    Combustível:
    (flex) gasolina
    Gastos no mês Combustível:
    R$ 1.118
    Revisão
    R$ 750
    Alinhamento:
    R$ 170
    Revisões Até 60.000 km

    R$ 3.738

    Publicidade
    Ficha técnica Versão: Feel Pack 1.6 16V
    Motor: 4 cil., diant., transv., 1.587 cm3, 16V, 118/115 cv a 5.750 rpm, 16,1/16,1 mkgf a 4.750/4.000 rpm
    Câmbio: aut., 6 marchas, tração dianteira
    Seguro R$ 1.477*

    *Perfil QUATRO RODAS

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.