Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: Compass pisca farol alto quando a seta é acionada

Nosso Jeep teima em dar um lampejo involuntário quando sinalizamos mudança de direção (ou faixa). Na estrada, há quem não goste - e com razão

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 abr 2018, 16h29 - Publicado em 22 fev 2018, 16h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Piscada indiscreta: você dá a seta e o Compass lampeja o farol alto (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Não é de hoje que o lampejo involuntário do farol alto incomoda os usuários do nosso Compass. “Para evitar a piscada é preciso um tremendo cuidado no acionamento da alavanca. Caso contrário, fazer a sinalização de modo natural é certeza de um breve lampejo”, diz o repórter Henrique Rodriguez.

    Publicidade

    O editor Péricles Malheiros também se queixa do problema. E fez esse relato:

    Publicidade

    “Certa vez, dirigia o Compass na estrada, à noite. Levei encaradas dos outros motoristas ao finalizar ultrapassagens, pois, antes de executar a manobra, acionei a seta e o farol alto piscou involuntariamente.

    Continua após a publicidade

    Pedia desculpa e seguia em frente. Até que o problema se deu ao ultrapassar uma viatura da polícia rodoviária. Quando estávamos com os carros emparelhados, o policial ao volante me olhou com cara de poucos amigos.

    Publicidade

    Gesticulei tentando explicar que o carro estava com problema e ele, ainda visivelmente aborrecido, fez sinal para que eu seguisse em frente.”

    Já levamos o problema às concessionárias. Mas é duro convencer a rede Jeep de que a alavanca de seta do nosso Compass não está funcionando como deveria.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Nosso Compass passou pela segunda revisão, aos 20.000 km (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Aos 10.000 km, quando encostamos na concessionária Sinal, pedimos uma solução para o problema. Estranhamente, ouvimos que tudo estava como deveria.

    Agora, durante a revisão dos 20.000 km, foi a vez de a Caltabiano dizer que “É assim mesmo. Está normal, é só questão de se acostumar”.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Sabemos que não é bem assim, afinal quase todo mundo que pega o Compass volta reclamando dessa mesma questão. Para piorar, basta uma pesquisa na internet para descobrir que muitos donos de Renegade se queixam exatamente da moleza excessiva do lampejador do farol alto.

    Na Caltabiano, fizemos ainda outros dois graves relatos de problemas: três episódios de breve apagão do painel de instrumentos e repetidos trancos no câmbio.

    Publicidade

    Coincidentemente, ambos os sintomas se manifestaram em momentos de desaceleração.

    Continua após a publicidade

    Na devolução do SUV, a informação de que os dois problemas foram sanados após uma atualização dos softwares de controle das centrais eletrônicas.

    Por terem sido episódios raros e espaçados, o apagão do painel pede mais um tempo até poder ser considerado, de fato, solucionado.

    Sobre os trancos do câmbio, porém, alguns metros fora da Caltabiano foram suficientes para nos dar a certeza: a tal atualização da central eletrônica não surtiu efeito algum.

    Continua após a publicidade

    Quanto ao restante dos serviços prestados pela Caltabiano, o único deslize detectado na vistoria pós-revisão foi no rodízio: “Duas rodas foram montadas em posições erradas”, disse Fabio Fukuda, responsável pelo acompanhamento técnico dos carros de Longa Duração.

    Jeep Compass –  20.346 km

    Consumo

    Gastos no mês

    Ficha técnica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.