Desta vez quase cravamos: o hodômetro marcava 60.001 km quando o piloto de testes Eduardo Campilongo entrou na pista com o Citroën C4 Cactus. Hora do último teste antes do desmonte.
Bem, parece que o SUV da Citroën está se despedindo em seu melhor momento. Com exceção da frenagem de 60 km/h a 0, agora feita em distância 30 cm maior, todas as variações nas medições representaram uma melhora – algumas, significativamente melhores.
Mas tudo o que envolve o motor 1.6 16V flex, que, sim, tem projeto antigo, surpreendeu.
Teste
994 km | 60.001 km | |
0 a 100 km/h (s) | 13,1 | 12,7 |
0 a 1.000 m (s) | 34,5 | 31,4 |
0 a 1.000 m (km/h) | 152,3 | 153,3 |
D – 40 a 80 km/h (s) | 5,7 | 5,4 |
D – 60 a 100 km/h (s) | 7,2 | 6,9 |
D – 80 a 120 km/h (s) | 9,3 | 9 |
60/80/120 km/h a 0 (m) | 14,5/26,2/60,3 | 14,8/26,2/57,8 |
Consumo urbano (km/l) | 10,6 | 10,7 |
Consumo rodoviário (km/l) | 13,5 | 14,4 |
No zero a 100 km/h, o tempo baixou 0,4 s, para 12,7 s. No zero a 1.000 m, também: o tempo melhorou de 34,5 s para 34,1 s e a velocidade subiu de 152,3 km/h para 153,3 km/h. Todas as medições de retomadas ficaram 0,3 s mais rápidas.
Você pode especular que o Cactus encontrou alguns cavalos-vapor ao longo dos últimos 59.007 km, mas, na verdade, ele pode ter simplesmente aprendido a aproveitar melhor cada mililitro de gasolina comum. Isso de aprender a beber é coisa que vem com a idade.
Se em ciclo urbano o litro passou a render 100 metros a mais, com consumo de 10,7 km/l, na estrada o ganho foi de 1.100 metros: passou dos 13,5 km/l para 14,4 km/l. Manter o desempenho é bom, ter alguma melhora é normal, mas um ganho como esse é notável.
Melhora do desempenho costuma ser bom indicativo da saúde do motor, mas apenas após o desmonte completo para a análise detalhada do desgaste de cada peça poderemos dizer se o C4 Cactus foi aprovado no nosso teste de 60.000 km. Agora, resta apenas o último ato: o desmonte.
Citroën C4 Cactus – 60.261 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Feel Pack 1.6 16V |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.587 cm3, 16V, 118/115 cv a 5.750 rpm, 16,1/16,1 mkgf a 4.750/4.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.570 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 4.138 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 699 |
Consumo: | No mês: 10,1 km/l com 28,3% de rodagem na cidade Desde abr/19: 10,9 km/l com 29,2% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.