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Longa Duração: Caoa Chery Tiggo 5X completa sua jornada de 60.000 km

Completados os 60.000 km do Longa Duração, o Caoa Chery Tiggo 5X passou pela segunda e última bateria de testes de desempenho

Por Henrique Rodriguez 14 jul 2021, 16h34
Tiggo 5X longa
Tiggo 5X se despede de nossa pista de testes Fernando Pires/Quatro Rodas

Todo carro de Longa Duração é submetido por duas vezes a uma bateria completa de testes, aos 1.000 km e aos 60.000 km, em nosso campo de provas. A comparação dos resultados obtidos nessas duas passagens não é conclusiva, mas mostra como o carro reage aos efeitos do tempo e da quilometragem e pode dar indícios sobre a saúde do motor.

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No quadro comparativo (abaixo) dá para notar que as diferenças dos resultados foram muito pequenas e até naturais. Houve uma melhora sensível na aceleração de 0 a 100 km/h, agora 0,6 s mais rápida, e nas retomadas, efeito do amaciamento do motor. E vale destacar que 60.000 km é o limite das velas do motor originais.

Tem carro que fica mais econômico conforme a idade avança, mas esse não foi o caso do Caoa Chery Tiggo 5X. Ele fazia 12 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada quando novo. Agora registramos 11,3 km/l e 13,8 km/l. Discos e pastilhas de freio se desgastam, mas o aumento das distâncias de frenagem, que não passaram de 1 metro na nova medição, é um indício de que o conjunto está dentro das tolerâncias.

  • Conforme o carro se movimenta, é normal que seus componentes cedam ou afrouxem, o que tende a elevar o nível de ruído da cabine. Quando em ponto morto, o ruído subiu dos 39,6 para 41,5 dB.

    Caoa Chery Tiggo 5X: ótima chance para testar o carro e a nova gestão da marca
    Caoa Chery Tiggo 5X foi ótima chance para testar o carro e a nova gestão da marca Fernando Pires/Quatro Rodas

    Em rotação máxima, dos 69,7 para 70,8 dB. A 80 km/h passou dos 62 para 64,4 dB e a 120 km/h, dos 68,2 para 71,1 dB. Quando em movimento, o desgaste natural dos pneus também pode influenciar no nível de ruído.

    O que já dá para aprovar agora, antes de desmontarmos o carro por inteiro, são os pneus Primacy 3. Nenhum precisou ser substituído durante o teste e chegam aos 60.000 km sem terem alcançado seu limite de segurança.

    Números de desempenho

    978 Km 60.001 Km
    0 a 100 km/h (s)  10,3 10,9
    D 40 a 80 km/h (s)  4,4 4,3
    D 60 a 100 km/h (s)  5,5 5,3
    D 80 a 120 km/h (s)  7,3 6,9
    60 km/h a 0 (m)  13,9 14,9
    80 km/h a 0 (m)  39,3 39,4
    120 km/h a 0 (m)  56,7 57,4
    Cons. urb./rod. (km/l)  12/14,2 11,3/13,8

    Tiggo 5X – 60.233 km

    Ficha técnica:
    Versão: TXS 1.5 16V Turbo
    Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, turbo, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4 mkgf a 1.750 rpm
    Câmbio: Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas
    Seguro: R$ 2.004 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 60.000 km – R$ 4.345
    Gastos no mês: Combustível:  R$ 712,81
    Consumo: No mês: 9,2 km/l com 50,1% de rodagem na cidade
    Desde jul/19: 8,9 km/l com 33,8% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

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