Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: a chegada do Hyundai Creta e as mudanças no teste

O Creta entra para a frota e inaugura uma nova fase do Longa Duração: a partir dele, em vez de etanol, os carros beberão só gasolina

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 jun 2017, 15h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Creta: cara nova no Longa duração
    Creta: cara nova no Longa duração (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Não por acaso, os principais representantes dos SUVs compactos já passaram pelo Longa Duração: Ford EcoSport, Honda HR-V e Jeep Renegade já foram comprados, testados e avaliados – e o Kicks, da Nissan, segue em análise .

    Publicidade

    Outra prova da importância do segmento atende pelo nome de Hyundai Creta. Ele é o mais novo carro da frota.

    Publicidade

    A partir do Creta, o combustível do Longa Duração deixa de ser etanol e passa a ser gasolina – Cruze, Kicks e Mobi seguirão abastecidos somente com etanol até os 60.000 km.

    “Agora, com a quase extinção das partidas a frio com tanquinho, podemos fazer a virada de etanol para gasolina sem prejuízo técnico. Até então, o uso de álcool nos permitia detectar, no desmonte, traços de gasolina injetada em excesso pela bomba da partida a frio. De quebra, a gasolina vai refletir melhor o combustível usado pela maioria”, disse o editor Péricles Malheiros.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    O Creta inaugura uma nova fase: os carros serão abastecidos somente com gasolina
    O Creta inaugura uma nova fase: os carros serão abastecidos somente com gasolina (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Mas voltemos à compra do Creta.

    Antes de iniciarmos as cotações, definimos o modelo: seria um Prestige 2.0, a versão mais completa, para testarmos todos os itens de segurança e conforto do Creta. O passo seguinte foi estabelecer a cor pretendida.

    Publicidade

    Para o Longa Duração, buscamos sempre uma pintura diferente da dos outros carros da frota e que fique bem na foto. “Vamos de Bronze Terra”, pediu o editor de arte Fernando Pires, após consulta ao site da Hyundai.

    Continua após a publicidade
    Visual sóbrio e profusão de concorrentes não destaca o Creta nas ruas
    Visual sóbrio e profusão de concorrentes não destaca o Creta nas ruas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Apesar de configurarmos o modelo ideal, nos preparamos para eventuais mudanças; afinal, nem sempre ele coincide com o que está disponível na rede.

    Publicidade

    Mas dessa vez foi diferente. “Falei com cinco concessionárias. Creta Prestige 2.0 a pronta entrega só tem um, na cor Bronze Terra”, disse Luiz Carlos de Andrade Junior, responsável por cotar os carros do Longa Duração.

    Negócio fechado. Pelo nosso Creta, pagamos exatos R$ 100.000, ou seja, ganhamos um desconto de R$ 590 no preço de tabela do carro, mais a película de vidros como cortesia. Na data combinada, o editor Péricles Malheiros foi retirar o caçula da frota na concessionária Hyundai Sinal, em São Caetano do Sul (SP).

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Versão Prestige 2.0 é a mais completa: bancos dianteiro são ventilados
    Versão Prestige 2.0 é a mais completa: bancos dianteiro são ventilados (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Tudo correu bem na entrega técnica. “A moça demonstrou bom nível de conhecimento do produto e me deixou à vontade para escolher entre uma apresentação padrão e uma mais resumida. Como fiquei com a segunda opção, ela focou nos diferenciais, como o sistema de ventilação do banco do motorista e a central multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto”, diz Péricles.

    Com o carro em nossa garagem, os comentários começaram a surgir. “A chave com capa marrom, combinando com o revestimento da cabine, é um mero detalhe, mas que demonstra cuidado por parte da fábrica”, disse o redator-chefe, Zeca Chaves.

    Chave em tom marrom combina com o revestimento da mesma cor
    Chave em tom marrom combina com o revestimento da mesma cor (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Já o editor Paulo Campo Grande elogiou o conforto de rodagem: “É um SUV agradável de dirigir, com suspensão bem calibrada, direção com peso correto e boa sintonia entre motor e câmbio”.

    Péricles viu um ponto positivo logo no primeiro quilômetro rodado: “Parei em um posto assim que saí da concessionária. Ao conferir a calibragem, constatei que os quatro pneus estavam com a pressão adequada, o que é muito raro”.

    No entanto, dois pontos foram criticados por todos: a dificuldade no fechamento da porta do motorista (frequentemente é preciso tentar mais de um vez) e o excesso de barulho na região do porta-malas.

    Apesar de decretar o início do fim da ingestão de álcool no Longa, um brinde à chegada do Creta.

    Continua após a publicidade

     

    Hyundai Creta –  0 km

    Ficha técnica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.