Jeep Renegade Sahara 2025 eleva o patamar das versões 4×2
Apesar das imagens, dos logotipos e do nome, a versão Sahara é 4x2 e toma o lugar da Série S, que era 4x4
Entre as diversas novidades da linha 2025 do Jeep Renegade, uma teve mais destaque: a chegada da inédita versão Sahara. Ela chega não apenas como a configuração mais cara com tração 4×2, mas também para ocupar o lugar antes pertencente ao Renegade Série S, que era mais cara e tinha tração 4×4.
O Jeep Renegade Sahara parte de R$ 173.990 – mesmo preço da versão Trailhawk, que tem tração nas quatro rodas – e tem discretas diferenciações visuais. Assim como na Longitude, a grade principal tem bordas cromadas, mas as rodas de 18 polegadas, com pneus 225/55 e acabamento diamantado, são novas e exclusivas.
Todos os preços do Jeep Renegade 2025:
- Renegade 1.3 Turbo – R$ 115.990
- Renegade Altitude – R$ 147.990
- Renegade Longitude – R$ 165.990
- Renegade Night Eagle – R$ 170.990
- Renegade Sahara – R$ 173.990
- Renegade Trailhawk 4×4 – R$ 173.990
- Renegade Willys 4×4 – R$ 179.990
Confira os detalhes e equipamentos de todas as versões e equipamentos do Renegade 2025
Para identificar a versão há também frisos laterais, borda do teto (porque o teto solar panorâmico é de série) e retrovisores em preto, um adesivo de montanhas na coluna C e logotipo com o nome da versão na traseira. Tem mais: a cor da unidade nas imagens (Slash Gold) é exclusiva para a versão, e vem do Commander. São mudanças discretas, mas que agradam aos olhos em um conjunto de sucesso como é o Renegade.
Por dentro, o Renegade Sahara não tem qualquer identificação e segue o acabamento das versões Longitude e Night Eagle – o que não é ruim. O painel tem material emborrachado em grande parte, há boa montagem e plásticos de aparente qualidade. O desenho, porém, já começa a mostrar sua idade, uma vez que é praticamente o mesmo desde 2015.
Boa lista de equipamentos de série, mas o espaço…
Entre os destaques tecnológicos da cabine estão o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, e a central multimídia de 8,4 polegadas, com Android Auto e Apple Carplay sem fio. A lista de equipamentos inclui também faróis e lanternas full led com acendimento automático, faróis altos automáticos, sensor de chuva e chave presencial com partida por botão.
Há também retrovisor interno eletrocrômico, ar-condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, monitoramento de pontos cegos, monitoramento de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, câmera de ré, detector de fadiga e teto solar panorâmico elétrico. É um bom pacote, superior ao encontrado em rivais como o Volkswagen T-Cross Highline 2025.
Se ele vai bem em equipamentos, visual e acabamento, escorrega no espaço. Viajar no banco traseiro do Renegade poderia ser mais confortável para pessoas com estatura acima de 1,70 metro. O espaço para pernas é apenas suficiente e o túnel central atrapalha – nisso, o rival da Volks vai melhor. Em tempo: continua sem saídas de ar-condicionado traseiras.
O problema de espaço também aparece no porta-malas, que tem apenas 320 litros, capacidade próxima da de hatches compactos como o Hyundai HB20, que tem 300 litros ou o Citroën C3, com 315 litros.
Mecânica não muda – ainda bem
Recentemente, a Jeep passou a divulgar um volume de 385 litros para o porta-malas, mas a nova medição não reflete a realidade, já que utiliza uma metodologia diferente do restante do mercado. Nesta, a marca calcula como se o compartimento estivesse cheio de líquido, que acaba por ocupar pontos que objetos não se adequam. A medição anterior, no tipo VDA, utiliza cubos que preenchem o porta-malas, como se fossem objetos, refletindo melhor a realidade.
Mas o Renegade Sahara 2025 volta a ter brilho quando o assunto é a mecânica, que não teve qualquer mudança. Permanecem o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm, o câmbio de seis marchas e a tração 4×2, apesar do nome, das montanhas no logotipo e das imagens divulgadas pela marca, feitas na terra.
Com isso, segundo os últimos testes de QUATRO RODAS, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos e tem as médias de consumo de 11 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, com gasolina.
O conjunto dá ao Renegade fôlego de sobra em ciclos urbanos e rodoviários, com acelerações e retomadas rápidas, apesar do pequeno lag (uma demora na resposta). O câmbio tem trocas rápidas e suaves, mas gosta de segurar marchas mais altas para privilegiar o desempenho.
A suspensão encara muito bem o asfalto malcuidado das grandes cidades, ou até pequenos trechos de terra, sem maltratar os ocupantes com pancadas secas ou balanços abruptos. Há um ajuste confortável, que absorve as irregularidades, mas com uma firmeza na medida para manter a estabilidade.
Veredicto
O Renegade Sahara 2025 é um acerto da Jeep no posicionamento do modelo. Tem pacote de equipamentos na média ou até acima da concorrência, por um preço na média ou abaixo dela. O projeto antigo já aparece no espaço e no painel, mas pode ser relevado com o bom acabamento, o visual externo agradável e o ótimo desempenho. A versão Sahara dá um refinamento extra a isso.
Ficha técnica
Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, 1.332 cm³, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (diant e tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 225/55 R18
Peso: 1.476 kg
Dimensões: comprimento, 426,8 cm; largura, 180,5 cm; altura, 170,2 cm; entre-eixos, 257 cm; porta-malas, 320/385 l; tanque de combustível, 55 litros