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Jeep Commander 2025 tem 272 cv, cinco lugares e preço R$ 40.000 menor

Jeep Commander 2025 estreia versão Blackhawk com motor a gasolina 50% mais potente e tração 4x4; linha ganhou descontos generosos e versão de cinco lugares

Por Eduardo Passos
Atualizado em 18 abr 2024, 17h35 - Publicado em 18 abr 2024, 14h00
Jeep Commander Blackhawk 2025: topo de linha que estreia hoje
Jeep Commander Blackhawk 2025: topo de linha que estreia hoje (Divulgação/Jeep)
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A parte final do plano aconteceu: o Jeep Commander 2025 chega às lojas com um novo motor 2.0 turbo a gasolina (muito mais potente), nova versão esportiva, nova versão de cinco lugares e preço até R$ 40.000 menor. É o combo de performance e descontos que se repete três dias após o lançamento do Jeep Compass 2025, com o mesmo motor Hurricane 2.0 de 272 cv, 40,8 kgfm e tração 4×4.

O Jeep Commander Blackhawk (R$ 321.290) é a versão topo de linha, e não poderia abrir mão do novo propulsor: são 50% a mais de potência e torque comparado ao atual 1.3 turboflex (185 cv/27,5 kgfm), que segue vendido em versões mais baratas.

São R$ 321.290 para ter o Commander mais caro de todos
São R$ 321.290 para ter o Commander mais caro de todos (Divulgação/Jeep)

O diesel correu risco de sair das lojas, mas acabou restando em modelo único, que teve o maior desconto de todos. É o Commander Overland, também o único vendido com os três conjuntos mecânicos distintos.

Preços e versões do Jeep Commander 2025:

  • Jeep Commander Longitude T270: R$ 217.290 (R$ 24.300 a menos)
  • Jeep Commander Limited T270: R$ 240.990 (R$ 20.800 a menos)
  • Jeep Commander Overland T270: R$ 262.990 (R$ 27.000 a menos)
  • Jeep Commander Overland TD380 4X4: R$ 298.290 (R$ 40.700 a menos)
  • Jeep Commander Overland Hurricane 4×4: R$ 308.290
    • Jeep Commander Blackhawk Hurricane 4×4: R$ 321.290

    T270: motor 1.3 turboflex (185 cv/27,5 kgfm), câmbio automático de seis marchas e tração 4×2

    TD380: motor 2.0 turbodiesel (170 cv/38,7 kgfm), câmbio automático de nove marchas e tração 4×4

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    Hurricane: motor 2.0 a gasolina (272 cv/40,8 kgfm), câmbio automático de nove marchas e tração 4×4

    Grade com aletas horizontais é exclusividade das versões com motor Hurricane 2.0 turbo
    Grade com aletas horizontais é exclusividade das versões com motor Hurricane 2.0 turbo (Divulgação/Jeep)

    Esportivo, de verdade

    O Commander Blackhawk anda, com sobra, na frente de esportivos como o Fiat Pulse Abarth: são 7 segundos para ir de 0 a 100 km/h, contra 8 s do SUV compacto. O SUV de sete lugares tem velocidade máxima de 220 km/h e ganhou discos de freio dianteiros maiores que, junto a uma nova bomba a vácuo, melhoram a frenagem do carro.

    Jeep Commander Blackhawk 2025 (10)
    (Divulgação/Jeep)
    Jeep Commander Blackhawk 2025 (8)
    Tamanho não impede o Commander de deixar muito esportivo para trás (Divulgação/Jeep)

    Esses detalhes tornam injusto chamá-lo de “esportivado” só por conta das pinças pintadas de vermelho nas quatro rodas, dos escapes duplos ou da nova grade frontal – esses dois últimos dois itens que se repetem no Overland Hurricane 4×4. 

    • JEEP COMMANDER 1.3 TURBOFLEX
      Consumo: 9,2 km/l (cidade), 13,3 km/l (estrada)
      Aceleração (0-100 km/h): 10,4 s

     

    • JEEP COMMANDER 2.0 TURBODIESEL
      Consumo: 11,0 km/l (cidade), 16,1 km/l (estrada)
      Aceleração (0-100 km/h): 12,7 s

     

    • JEEP COMMANDER 2.0 TURBO A GASOLINA
      Consumo: 8,2 km/l (cidade), 10,2 km/l (estrada)
      Aceleração (0-100 km/h): 7,0 s

    Para justificar os R$ 13.000 extras, o Blackhawk ainda traz, com exclusividade, a pintura cinza das fotos, os bancos com mescla de suede e couro em tons de preto e teto solar panorâmico, compartilhado com o Overland.

    São os mesmos bancos do Compass Blackhawk, mas com função memória dos ajustes elétricos
    São os mesmos bancos do Compass Blackhawk, mas com função memória dos ajustes elétricos (Divulgação/Jeep)

    Já muito boa, a central multimídia, por sua vez,  segue com 10,1”, Android Auto e Apple Carplay sem fio, caixas de som da Harman-Kardon e carregador por indução com saídas de ar. O quadro de instrumentos também repete as 10,25”, mas a interface simplória foi levemente melhorada com a estreia das Performance Pages: modos de visualização em que há ênfase aos elementos esportivos, como acelerômetro, pressão do turbo e uso de potência e torque do motor.

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    Jeep Commander Blackhawk 2025 (24)
    (Divulgação/Jeep)
    Jeep Commander Blackhawk 2025
    (Divulgação/Jeep)

    A suspensão do SUV grande era melhor do que a do Compass, mas, dirigindo os dois Blackhawk, vemos que a diferença está menor. No Commander, há só calibração pontual para lidar com inércia e outras questões da física — que se alteram com tanta performance extra. A direção não tem ajuste de dureza, mas fica num meio-termo razoável entre conforto e diversão.

    No Blackhawk a terceira fila é item de série
    No Blackhawk a terceira fila é item de série (Divulgação/Jeep)

    O consumo também é razoável: 8,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, sempre a gasolina. A versão flex do motor Hurricane está nos planos da Stellantis, mas não ficou pronta a tempo da linha 2025, apuramos.

    Jeep Commander de cinco lugares

    O leque ampliado de versões e os descontos nos modelos pré-existentes indicam que a Jeep sabe da concorrência cada vez maior nos SUVs em geral. Para diminuir os preços, normalmente se diminui o lucro ou os custos de produção. E parece ter acontecido os dois aqui.

    Jeep Commander Longitude 2025: sete lugares, só pagando a mais
    Jeep Commander Longitude 2025: sete lugares, só pagando a mais (Divulgação/Jeep)

    O Commander Longitude agora vem de série com apenas cinco lugares, e testará a recepção do público à novidade. A terceira fileira se tornou opcional de R$ 8.000 e, no fim das contas, o carro com sete lugares sai por R$ 225.990, bem mais em conta do que os R$ 241.590 de antes. 

    Commander a diesel de aviso prévio?

    Um dos grandes mistérios de Jeep e Fiat no momento é o futuro de seus carros a diesel. Os próprios executivos reconhecem que o combustível está perdendo apelo e os modelos usados estão perdendo valor. 

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    Jeep Commander Overland turbodiesel 2025: o último do seu tipo
    Jeep Commander Overland turbodiesel 2025: o último do seu tipo (Divulgação/Jeep)

    Ao mesmo tempo, a performance do 2.0 turbodiesel está ficando cada vez mais atrás de outras opções e um novo 2.2 turbodiesel segue atrasando. Segundo fontes, cogitou-se não oferecer o Commander a diesel na linha 2025, mas ele acabou vindo e com “só” R$ 40.700 de desconto. O teto solar panorâmico também deixa de ser item de série, mas o novo preço ainda faz com que Commander a diesel melhore bastante seu custo-benefício.

    Garantia estendida

    A estreia dos novo Jeep Compass 2025 e Jeep Commander 2025 marcam o novo tempo de garantia da fabricante: 5 anos de cobertura. Mas a novidade se estende a todos os Jeep vendidos desde 2021. Ou seja: se um Jeep tinha garantia até 2024, ela se estende automaticamente até 2026 e daí por diante.

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