Apesar de se aproximar do fim do teste, nosso HR-V teve os quatro pneus trocados por terem atingido o TWI, indicador de desgaste da banda de rodagem. Partimos para uma cotação em concessionárias, onde ouvimos: “Não temos pneus em estoque. Sugiro que procure lojas independentes”. Respeitando ou superando as características do pneu original (Michelin 215/55 R17 94V), ligamos para três autorizadas da fabricante. Variação de R$ 720 a R$ 859.
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Na internet, encontramos modelos mais baratos, como o Hankook, a R$ 520. Em Santo André, município vizinho de São Paulo, obtivemos a melhor oferta: R$ 416, da marca Dunlop. As quatro unidades, mais o jogo de válvulas, montagem, alinhamento e balanceamento saíram por R$ 1.864. Apenas quatro dias depois da troca, um pedaço de metal causou um rasgo na lateral de um dos pneus. Como os fabricantes recomendam não fazer a reparação quando o furo ocorre nos ombros dos pneus, partimos para outra troca.
“Foi quando descobri que falta no carro uma indicação do ponto onde o macaco deve encostar na carroceria”, disse o editor Ulisses Cavalcante. O HR-V vem equipado com um estepe fino do tipo provisório, limitado à velocidade de 80 km/h, com o qual Ulisses rodou 27 quilômetros – debaixo de chuva! “Além do cuidado com a velocidade, é bom mudar o comportamento ao volante, pois as distâncias de frenagem aumentam, já que a ação do ABS é antecipada. Em curvas e acelerações fortes, o carro tende a escorregar”.
Voltamos à mesma loja e compramos um quinto pneu, pelo qual pagamos os mesmos R$ 416.
CONSUMO | |
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No mês: | 7,3 km/l com 68,5% de rodagem na cidade |
Desde maio de 2015: | 8,3 km/l com 22,4% de rodagem na cidade |
Combustível: | etanol |
GASTOS NO MÊS | |
Pneus: | R$ 2.120 |
Alinhamento: | R$ 160 |
Combustível: | R$ 835 |