Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Hora da valsa

Por Redação 13 jan 2012, 10h20

Por Péricles Malheiros

60 520 km

Fim da prova. Nosso Uno estava em pleno teste, em Limeira, quando seu hodômetro digital indicou 60 000 km. De volta a São Paulo, o hatch passou pela avaliação final da equipe de QUATRO RODAS e do responsável pelos desmontes dos carros de Longa Duração, Fabio Fukuda, da oficina Fukuda Motorcenter.

A comparação dos testes inicial e final indica uma piora considerável nos números de frenagem. De 60 a 0 km/h, por exemplo, a distância necessária subiu de 16,1 para 19,4 metros. “No desmonte, vou olhar o sistema de freio com atenção especial, mas creio que a piora esteja mais relacionada aos pneus, que já passaram de meia-vida”, diz Fukuda. Os testes de aceleração, retomada e consumo de combustível apresentam mais melhoras que pioras. Na cidade, o consumo subiu discretamente (de 8,2 para 8,1 km/l de etanol), mas na estrada melhorou substancialmente (de 11,6 para 12,9 km/l).

Continua após a publicidade

Em sua viagem de despedida com o Uno, o editor-assistente Ulisses Cavalcante criticou o banco do motorista: “A espuma do assento viciou, está compactada. Em pouco tempo ao volante dá para sentir a estrutura metálica na região do quadril”. Os rangidos foram destacados pelo editor Paulo Campo Grande: “Em lombadas e valetas, o barulho da carroceria invade a cabine”. Há outros indícios de aplicação insuficiente de material de isolamento acústico: a aferição do nível de ruído interno, dividida em quatro medições, mostrou piora em três.

Ao volante do Uno, a caminho da oficina, Fukuda se surpreendeu com a embreagem: “O Uno andou muito tempo com o motor falhando em baixa rotação, o que obrigava os motoristas a queimar a fricção nas saídas. Pensei que isso pudesse comprometer o sistema, mas me pareceu ainda íntegro. Só com o desmonte, porém, poderei dar um diagnóstico definitivo”, afirma ele.

Consumo:

No mês (11,2% na cidade) – Álcool: 10,4 km/l
Desde out/10 (24,8% na cidade) – Álcool: 9,2 km/l

Continua após a publicidade

Publicidade