Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

GWM Haval H6 HEV tem preço de Compass e Corolla Cross, mas é econômico?

Híbrido convencional tem tamanho de Toyota RAV4 e preço de Corolla Cross. Mas seus 243 cv podem enganar quem vê só os números

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 16h34 - Publicado em 11 abr 2023, 17h00
Dianteira lembra modelos da Peugeot
GWM Haval G6 chegou este ano no Brasil e já conquistou os consumidores brasileiros (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Quando os híbridos ainda eram carros de pouco volume, quase experimentais, as montadoras chinesas chegaram a uma encruzilhada: ou tentavam se igualar às fabricantes clássicas nos carros a combustão ou começavam a desenvolver sua expertise nos eletrificados.

A segunda opção foi seguida, e o resultado se pagou. Hoje, o mercado de carros elétricos da China é, de longe, o maior do mundo, com 6,8 milhões de unidades vendidas em 2022, contra apenas 800.000 dos Estados Unidos. Essa explicação serve para reforçar a evidência de que virão das fabricantes chinesas os elétricos mais baratos do Brasil, como já ocorre com os três subcompactos a baterias vendidos aqui, Caoa Chery iCar, Renault Kwid E-Tech e JAC e-JS1.

Curvatura da tampa do porta-malas favorece impressão de tamanho
Curvatura da tampa do porta-malas favorece impressão de tamanho (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Agora essa revolução começa a atingir segmentos de maior volume, por exemplo, com a recém-chegada Great Wall Motors impressionando o mercado com o anúncio dos R$ 209.000 cobrados pela versão única do SUV médio Haval H6 Premium HEV. Esse HEV, vale explicar, indica um híbrido pleno. Nele a frenagem regenerativa e o motor a gasolina carregam a pequena bateria, que alimenta o motor elétrico. É uma ajuda e tanto para melhorar o desempenho e o consumo, na maioria das vezes.

Painel peca pela falta de comandos físicos
Painel peca pela falta de comandos físicos para algumas funções mais comuns (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em épocas de valores salgados, o modelo da GWM é relativamente barato. Ele custa menos que o Jeep Compass S (R$ 230.990) e que o Volkswagen Taos Highline (R$ 209.190), sendo ligeiramente mais caro que o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 207.790). Só o Corolla, porém, tem eletrificação equivalente e, mesmo assim, passa longe de igualar os 243 cv e 54 kgfm do Haval H6, que já está em pré-venda.

Continua após a publicidade

Qual o segredo?

Se algumas marcas garantem o preço economizando no acabamento, esse não é o caso aqui. O painel do Haval H6 destaca a escolha por uma central multimídia e quadro de instrumentos flutuantes, com telas de 10,3” e 12,3”, respectivamente. Ambas são de boa qualidade, com proteção que evita reflexo e marcas de dedos.

GWM Haval H6 Premium HEV testado por QUATRO RODAS (6)
Quadro de instrumentos cumpre a função, mas poderia ter interface mais atraente (Fernando Pires/Quatro Rodas)

De um lado, os displays cumprem todos os requisitos esperados, com direito a Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Do outro, incomoda bastante que funções como ar-condicionado sejam comandadas exclusivamente na tela, exigindo vários segundos para executar uma mínima alteração na temperatura ou fluxo de ar.

O Haval H6 ainda traz bancos confortáveis em material que imita couro, ventilação nos assentos dianteiros e poucos plásticos duros, quase sempre revestidos por tecidos macios. O console central, também à chinesa, usa com competência o espaço amplo, com seletor giratório de marcha e dois andares.

Continua após a publicidade
GWM Haval H6 Premium HEV testado por QUATRO RODAS (4)
Central multimídia é útil e tela tem qualidade exemplar (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O pacote é completado pela oferta de seis airbags e de nível 2+ de automação veicular: além do controle de cruzeiro adaptativo com Stop and Go (ou seja, que é capaz de parar o carro totalmente e retomar o movimento, útil para engarrafamentos), há frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas e sistema de estacionamento automático. Para usar tanta coisa assim, é necessário treino e interesse pela inovação, pois o volume de dados pode incomodar bastante os mais tradicionais.

GWM Haval H6 Premium HEV testado por QUATRO RODAS (9)
Teto solar é amplo e pode ser operado por comandos de voz (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em diversas interações com executivos e outros funcionários da GWM, fez-se questão de realçar a liberdade que a operação brasileira teve para adequar o carro originalmente vendido na China ao gosto do consumidor local. Muito além da estética, na qual os cromados foram preteridos em favor do black piano, essa tropicalização aparece onde é mais necessária: na mecânica.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O H6 Premium HEV tem comportamento de suspensão surpreendente, feita sob medida para as vias nacionais. Em um determinado momento, atacamos com força uma lombada e, ao invés de um tranco duro, a resposta foi uma compressão suave dos amortecedores, nem sequer chegando ao fim do curso.

Bancos dianteiros são confortáveis e contam até com ventilação através do material sintético
Bancos dianteiros são confortáveis e contam até com ventilação através do revestimento sintético (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em ruas malcuidadas, a rolagem da carroceria também é reduzida, assim como movimentos “pendulares” que, por exemplo, incomodam em nosso Jeep Compass de Longa Duração e aqui não acontecem. Em termos de comportamento dinâmico, o que mais pode incomodar é a leveza da direção e a distribuição de peso entre os eixos, que eventualmente facilita uma saída de traseira que é contornada, sem perigos, pelos controles de estabilidade, mas acaba incomodando um pouco.

O que falta?

O primeiro contato com o utilitário foi feito em um teste de consumo, no qual, com pé leve e todo tipo de economia, foi possível chegar a cerca de 23 km/l. A realidade, entretanto, é mais amarga: em nossos ciclos padrão, os números obtidos foram de 16,5 km/l na cidade (o que é bom) e apenas 12,7 km/l na estrada (longe dos 16,9 km/l do Corolla Cross, que ainda ganha na cidade com seus 18,3 km/l).

Espaço traseiro é amplo e favorecido pelo chão quase totalmente plano
Espaço traseiro é amplo e favorecido pelo chão quase totalmente plano (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A razão disso está no arranjo mecânico do H6 HEV, que, em relação aos modelos híbridos plug-in da GWM, perde um motor elétrico e diminui drasticamente a bateria – determinante para a redução de preço. Ao mesmo tempo, mantém-se o motor 1.5 turbo e a curiosa transmissão de duas marchas, na qual a marcha baixa é utilizada na cidade e a alta, na estrada.

 

Na maior parte do tempo, a tração é provida pelo motor elétrico dianteiro, mas, como a bateria tem meros 1,6 kWh, o motor a gasolina quase não para de funcionar, a fim de gerar eletricidade, que não demora a ser consumida. No anda e para urbano, é uma receita que vai bem. Em altas velocidades, onde propulsores elétricos sofrem, a conta chega.

GWM Haval H6 Premium HEV testado por QUATRO RODAS (3)
Porta-malas de 560 litros tem espaço generoso (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Essa opção também cobra seu preço na performance, que não é empolgante. O H6 HEV vai de 0 a 100 km/h em bons 8,8 s, mas chega aos 1.000 m a apenas 165,7 km/h. Ou seja: ainda que o motor elétrico contribua para um princípio de arrancada melhor do que a média, a entrada do motor a combustão em seguida acaba sendo prejudicada pelo câmbio pouco escalonado. Mesmo no modo esportivo, o SUV passa longe de seduzir pela emoção, e isso pode facilmente frustrar quem se deixa levar pela potência e torque bem maiores que os de um BMW 320i.

Mas, sem dúvidas, é uma sensação melhor que a do Corolla Cross e comparável à do Jeep Compass, com a vantagem de não haver turbo lag. Em relação à média do segmento, o H6 ainda se sobressai pelo baixo ruído interno e amplo espaço traseiro, favorecido pelo piso quase plano, que poupa espaço dos pés.

Continua após a publicidade
GWM Haval H6 Premium HEV testado por QUATRO RODAS (2)
Rodas de aro 19 dão toques esportivos à estética do utilitário (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Brasileiros ainda torcem o nariz para carros chineses, mas forjar um produto com pegada tecnológica na China é submetê-lo a um cliente tão ou mais exigente. Realizar as alterações necessárias para o Brasil e oferecer preço competitivo é um diferencial importante. E, para quem desconfia do pós-venda da marca recém-lançada, pela disponibilidade de peças, reparação e atendimento, a GWM garante que está tomando todas as medidas necessárias para se tornar referência nesse quesito.

Ficha técnica – GWM Haval H6 Premium HEV

Preço: R$ 209.000
Motor: dianteiro, transversal, gasolina, 1.499 cm³, turbo, 16V, injeção direta + um motor elétrico; 243 cv, 54,0 kgfm (combinados)
Câmbio: automático, 2 marchas (combustão)
Bateria: capacidade, 1,6 kWh
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
Freios: a disco nas quatro rodas
Pneus: 235/55 R19
Dimensões: comprimento 468,3 cm; largura, 188,6 cm; altura, 173 cm; entre-eixos, 273,8 cm; peso, 1.699 kg; porta-malas, 560 l

Teste Quatro Rodas – GWM Haval H6 Premium HEV

Aceleração
0 a 100 km/h: 8,8 s
0 a 1.000 m: 30,2 s – 165,7 km/h
Velocidade máxima
175 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 4,8 s
D 60 a 100 km/h: 5,6 s
D 80 a 120 km/h: 7,1 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 15,8/28,0/63,4 m
Consumo
Urbano: 16,5 km/l
Rodoviário: 12,7 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 47,2 dBA/-
80/120 km/h: 62,5/68,7 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 2.100 rpm
Volante: 2 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 209.900
Garantia: 3 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 26,5 °C; umid. relat., 61%; press., 1.013 kPa. Realizado no ZF Campo de Provas

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.