GAC Aion Y é minivan com trejeitos de SUV em busca de clientes da BYD
Aion Y será o GAC mais barato, com proposta semelhante à do BYD Dolphin - ainda que seja mais espaçoso
A missão de rivalizar com o BYD Dolphin era do Ora 03. Mas agora esse páreo terá um novo competidor. O Aion Y é o modelo de entrada da GAC para venda no varejo, custando R$ 184.990, na versão topo de linha, Elite, se posicionando próximo do Dolphin Plus (versão mais potente e equipada).
São 204 cv entregues pelo motor elétrico dianteiro, assim como no caso do rival. Porém, seu torque é menor: 22,9 kgfm contra 31,6 kgfm. O Aion Y tem ainda bateria de 63,2 kWh, com alcance máximo de 318 km (Inmetro), superior ao do Dolphin Plus, com 291 km.
Os concorrentes também se parecem no comportamento dinâmico, mas o Y tem suspensão um pouco mais firme (o que é bom) e a direção mais indireta (o que não é bom – pode ser confortável, mas suas respostas são lentas).
A cabine tem visual moderno, com um painel de dois andares e superfície macia ao toque. O quadro de instrumentos é uma tela digital de 10,25” e a central multimídia tem 14,6”. Ela concentra diversos comandos do carro, alguns redundantes, como a abertura das janelas, mas outros não.
É o caso dos faróis de led, ativados apenas pela tela. A haste para esse comando foi trocada pelo seletor de marchas. Um ponto negativo é a conexão com Android Auto e Apple CarPlay, feita apenas por cabo.
A versão elite é a única com recursos ADAS, sendo equipada com piloto automático adaptativo, assistente e alerta de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência. Sua lista de equipamentos ainda tem câmera de visão 360o, seis airbags, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, entre outros.
Veredicto Quatro Rodas – Forte concorrente nas faixas de preço de entrada, no segmento de elétricos.




















Ficha Técnica – GAC Aion Y
Preço: R$ 184.990, na versão Elite
Motores: elétrico dianteiro, 204 cv e 22,9 kgfm
Bateria: fosfato de ferro e lítio, 63,2 kWh
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson ind. (diant.), barra de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
Pneus: 215/50 R17
Dimensões: compr., 453,5 cm; larg., 187 cm; alt., 165 cm; entre-eixos, 275 cm; peso, 1.727kg; porta-malas, 361 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 8,5 s; veloc. máx., 150 km/h
*Dados de fábrica
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