Em fevereiro de 2015, o Ka foi incorporado à frota de Longa Duração. O hatch – 1.0, versão SEL e com pintura metálica (laranja savana) – custou na época R$ 38.610, na Sonnervig. O tempo passou e muita coisa mudou.
Para começar, as filas de espera por um Ka acabaram, a pintura laranja foi retirada do catálogo e o preço subiu. Muito. Hoje, um Ka igualzinho ao nosso custa R$ 48.890. E olha que o modelo 2016 traz a mais apenas Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e retrovisores elétricos.
O nosso Ka, agora usado, custa bem menos do que pagamos. Mas não dá para reclamar: voltamos da nossa simulação de venda no mercado de usados com boas ofertas. Ou seja, o nosso Ka teve uma desvalorização de 17%, um pouco melhor do que a média do mercado, de 20%.
LEIA MAIS:
>> Longa Duração: Ford Ka em ponto de ebulição
>> Linha 2017 do Ka ganha nova versão e mais equipamentos – e fica mais cara
>> Comparativo: Fiesta S 1.5 x Ka SE Plus 1.5
Na rede Ford, fingimos interesse na troca por um Ka novo. E ouvimos boas propostas: R$ 30.000 na Studio e R$ 32.000 na Forte (a melhor de toda a simulação). Na mesma Sonnervig em que compramos o carro zero, oferta de R$ 29.000.
O passo seguinte foi medir a receptividade nas concessionárias de marcas concorrentes da Ford. A Hyundai Grand Brasil pagaria ótimos R$ 31.000 pelo nosso Ka, na troca por um HB20. Na Fiat Amazonas, o Ka valeria ainda razoáveis R$ 29.000 na troca por um Palio. Fingindo interesse em adquirir um Gol, passamos na Brasilwagen, que avaliou o Ka em R$ 27.000. Mas ninguém superou a Chevrolet Dutra. Dissemos que queríamos um Onix e ouvimos uma proposta de R$ 24.000 pelo Ka.
Em lojas independentes de São Paulo, as ofertas também variaram. Na Estrela Dalva, R$ 26.000. Mas o lojista se apressou em dizer: “Só se for na troca. Compra simples, nem vou falar o valor para você não se sentir desrespeitado”. Depois, ficamos mais animados: R$ 29.000 na Automania e R$ 31.000 na Nobel Multimarcas, sempre na troca por outro carro.
CONSUMO | |
---|---|
No mês: | 8,7 km/l com 35,7% de rodagem na cidade |
Desde fevereiro 2015: | 9,5 km/l com 29,8% de rodagem na cidade |
Combustível: | etanol |
GASTOS NO MÊS | |
Combustível: | R$ 1.002 |
Revisão: | R$ 445 |
Alinhamento: | R$ 82 |
FICHA TÉCNICA | |
Versão: | SEL 1.0 |
Motor: | 3 cil., diant., transv., 997 cm3, 12V, flex, 85/80 cv a 6.500 rpm, 10,7/10,1 mkgf a 4.500/3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas |