Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Evolução na prática

Evolução na prática

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 19 jan 2023, 12h11 - Publicado em 10 out 2015, 19h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quilometragem: 60 231 km

    Publicidade

    A passagem do tempo – e dos quilômetros – fizeram bem ao Up!. Ao menos é isso o que antecipa a comparação dos resultados dos testes de pista realizados aos 1 000 km e aos 60 000 km.

    Publicidade

    Praxe no Longa Duração, os carros são submetidos a uma avaliação completa no início e no fim da jornada. Para preservar a comparabilidade, a quilometragem é sempre a mesma: aos 1 000 km (após o período de amaciamento do motor) e aos 60 000 km (na prática, a última ação antes do desmonte). Os resultados melhores no teste final do Up! não funcionam como um laudo definitivo, mas geram boas expectativas com relação ao desmonte – este, sim, o atestado derradeiro do carro no Longa Duração.

    Apesar de discretas, as melhoras foram uma constante. Na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, o tempo médio caiu de 14,5 para 14,2 segundos. Mas foi nos testes de retomada de velocidade que o Up! surpreendeu mais. Em quinta marcha, para ir de 80 a 120 km/h, o Up! com 60 000 km precisou de 21,8 segundos, ante os 26,1 segundos anotados no primeiro teste. As demais retomadas (40 a 80 km/h e 60 a 100 km/h) também foram melhores no teste final, embora o ganho tenha sido mais contido. Além de mais disposto, nosso Up! também ficou mais econômico, tanto em perímetro urbano quanto em rodoviário.

    Publicidade

    Com os pneus já no fim da vida útil, o hatch piorou nas frenagens. Dos 80 km/h à parada total, foram 30 metros cravados, ante 27,6 metros registrados aos 1 000 km.

    Continua após a publicidade

    up-longa

    Publicidade

    CONSUMO

    No mês: 11,3 km/l com 20,6% de rodagem na cidade
    Desde jun/14: 10,3 km/l com 29,3% de rodagem na cidade
    Combustível: etanol

    GASTOS NO MÊS

    Publicidade

    Combustível: R$ 350

    FICHA TÉCNICA

    Publicidade

    Versão: High 1.0 12V

    Motor: 3 cilindros, dianteiro, transv., 999 cm3, 12V, 82/75 cv a 6 250 rpm, 10,4/9,7 mkgf a 3 000 rpm

    Continua após a publicidade

    Câmbio: manual, 5 marchas

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.