Ka | Onix | HB20 | |
Preço | R$67.990 | R$67.250 | R$67.600 |
Motor | flex, diant., transv., 3 cil., 12 V, 1.497 cm³, 84 x 90 mm, 136/128 cv a 6.500 rpm, 16,1/15,6 mkgf a 4.750 rpm | flex, diant., transv., 4 cil., 8 V, 1.389 cm³, 77,6 x 73,4 mm, 106/98 cv a 6.000 rpm, 13,9/13 mkgf a 4.800 rpm | flex, diant., transv., 4 cil., 16V, 1.591 cm³, 77 x 85,4 mm, 128/122 cv a 6.000 rpm, 16,5/16 mkgf a 5.000 rpm |
Câmbio | automático, 6 marchas, tração dianteira | automático, 6 marchas, tração dianteira | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Suspensão | McPherson (diant.), eixo de torção | McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) | McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) |
Freios | disco sólido (diant.), tambor (tras.) | disco ventilado, tambor (tras.). | disco ventilado, tambor (tras.) |
Direção | elétrica | elétrica | elétrica |
Rodas e pneus | 185/60 R15 | 185/65 R15 | 195/60 R16 |
Peso | 1.135 kg | 1.092 kg | 1.058 kg |
Peso/ Potência | 8,3/8,9 kg/cv | 10,3/11,1 kg/cv | 8,3/8,7 kg/cv |
Peso/ Torque | 70,5/72,7 kg/mkgf | 78.6/84 kg/mkgf | 64,1/66,1 kg/mkgf |
Dimensões | Comprimento, 388,6 cm; largura, 169,5 cm; altura, 154,2 cm; entre-eixos, 249,1 cm; porta-malas, 255 l; tanque, 52 l. | Compr., 395,8 cm; largura, 173,7 cm; altura, 155,4 cm; entre-eixos, 252,8 cm; porta-malas, 280 l; tanque, 54 l. | Comprimento, 394 cm; largura, 171 cm; altura, 155 cm; entre-eixos, 250 cm; porta-malas, 300 l; tanque, 50 l. |
Comparativo: Ford Ka Freestyle enfrenta Onix Activ e Hyundai HB20x
Versão aventureira FreeStyle, da linha Ka 2019, chega e já enfrenta rivais Onix Activ e HB20x em um comparativo decidido nos detalhes
A Ford lança neste mês o novo Ford Ka 2019. Por enquanto, a marca apresentou a principal novidade que vem por aí: a nova versão FreeStyle, que será o modelo aventureiro-esportivo da linha Ka.
Sabe-se que a linha Ka 2019 terá mudanças visuais como a grade mais retangular e novos para-choques (levemente diferentes dos usados pelo Ka FreeStyle).
Ainda terá versões mais completas, como a topo de linha Titanium, equipada com o mesmo motor 1.5 de 136 cv da FreeStyle e o câmbio automático de seis marchas. A Trail sai de linha.
Como o nome emprestado de uma das versões do EcoSport anuncia, o FreeStyle tenta surfar na onda dos SUVs, com suspensão levantada e visual carregado por saias, molduras de caixas de rodas e equipamentos como o rack no teto.
Mais interessante, porém, são as melhorias construtivas que o FreeStyle recebeu e que deverão estar nas demais versões da linha, como os reforços estruturais (na coluna central e no teto), o tratamento acústico (materiais de isolamento na cabine e coxins hidráulicos para o motor) e o trabalho aerodinâmico (na carroceria e na parte inferior do carro, cujo Cx baixou de 0,34 para 0,33).
Neste teste de estreia, colocamos o Ka FreeStyle para brigar com seus dois principais rivais, Onix Activ e Hyundai HB20X, que – não por coincidência, porque as fábricas acompanham de perto os movimento das rivais – também estão estreando suas linhas 2019 agora, com novidades que você verá a seguir.
O Onix Activ mostrado aqui já é um exemplar 2019, mas o HB20X ainda é 2018 porque a Hyundai ainda não dispunha do 2019 para empréstimo.
Veja a seguir o que mudou nesses modelos e como eles se saíram diante do Ka FreeStyle.
As versões contempladas foram as automáticas, na faixa de preço de R$ 67.000 (o Renault Sandero Stepway 1.6 Sce Easy R ficou de fora porque a fábrica não tinha para empréstimo).
3º HB20X Style – R$67.600
A disputa entre os hatches aventureiros foi bastante equilibrada. E o comparativo se decidiu nos detalhes. No terceiro lugar, o HB20X Style tem a favor o fato de estar sempre em um patamar intermediário em relação aos rivais.
Esse equilíbrio, porém, não foi suficiente para que ele superasse os outros no conjunto. Seu rendimento na pista, por exemplo, com exceção das frenagens, foi mediano.
Nas provas de aceleração, o HB20 fez de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, enquanto o Onix ficou com o tempo de 13,6 segundos e o Ka conseguiu 11,9 segundos.
Nas frenagens, o HB20 foi o pior. Vindo a 80 km/h percorreu 29,6 metros até a parada contra as marcas de 26,1 metros, do Onix, e 27,3 metros, do Ka.
Outro aspecto em que o HB20 apenas se defendeu foi o espaço interno, uma vez que ao mesmo tempo em que tem o maior porta-malas (300 litros ante 280, do Onix, e 255, do Ka) ele é o que oferece menor espaço para as pernas nas duas fileiras de bancos.
O Hyundai Style (a versão que aparece nas fotos é a Premiun) perdeu pontos, principalmente, em relação ao conteúdo, sendo o hatch mais despojado.
E pesa contra ele o fato de ser praticamente o mesmo carro lançado em 2012 (a versão X é de 2015).
Seu projeto é bem executado, mas carece de atualização. O Onix, que também é de 2012 (o Activ é de 2016), passou por transformações mais radicais.
O Ka é o mais jovem: foi lançado em 2014. Na linha 2019, as mudanças foram discretas no HB20.
A grade dianteira ficou igual à da versão R Spec, as rodas ganharam novo design e a central multimídia agora tem TV digital, item da série especial Copa do Mundo da FIFA.
2º Onix Activ – R$67.250
Na linha 2019, o Onix Activ ganhou novas cores de carroceria, rodas pretas e o painel bicolor, que antes era sempre laranja, agora terá essa cor apenas quando a carroceria for laranja, nas demais será cinza, como no carro avaliado.
A iluminação do painel também mudou de cor: de azul para branca. As novidades são basicamente estéticas, mas houve melhorias discretas em outras áreas, como as novas lâmpadas dos faróis (que iluminam melhor), os cintos de três pontos para todos os ocupantes do banco traseiro e um novo processador do OnStar que, segundo a GM, permitirá a inclusão de novos serviços no pacote.
O Onix se destaca pelo conteúdo. Além do OnStar, o Activ vem equipado com sensor de pressão nos pneus, sensor de chuva e leds diurnos, entre seus itens exclusivos.
Além disso, ele traz câmera de ré e sensor de estacionamento (que o Ka também tem) e central multimídia MyLink (no Ka, a central é a Sync, e no HB20, a blueMedia).
Como ponto fraco, a deficiência mais relevante é o motor. O 1.4 da GM gera 106 cv, enquanto o 1.6 16V da Hyundai entrega 128 cv e o 1.5 12 V da Ford rende 136 cv. Sempre com etanol.
Essa defasagem de forças se refletiu na pista, onde o Chevrolet ficou para trás nas medições de desempenho. Mas o Onix só se recuperou nos testes de consumo, superando o HB20, no ciclo urbano.
As médias foram as seguintes: o mais econômico foi o Ka, que fez 11,6 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada; o Onix ficou com 11,3 km/l e 13,5 km/l; e o HB20 conseguiu 10,3 km/l e 13,5km/l, respectivamente. Pelo conjunto da obra, o Onix fica com o segundo lugar.
1º Ka Freestyle – R$67.990
A vitória do Ka FreeStyle foi apertada mas de forma convincente. Começou pelo motor, que lhe garantiu o melhor rendimento. Na pista de testes, o Ka foi mais rápido, fez de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos, contra 12,3 segundos do HB20 e 13,6 segundos do Onix, e gastou menos, com as médias cidade/estrada de 11,6/15,2 km/l, ante 10,3/13,5 km/l do HB20 e 11,3/13,5 do Onix – sempre com gasolina.
Outra vantagem é o seu pacote de segurança. O Ka é o único com seis airbags, ESP e assistente de partida em rampa de série (nos outros não existe a disponibilidade nem como opcionais. Somente o HB20 tem quatro airbags na versão Premium).
Além disso, ele se revelou o dono do melhor comportamento dinâmico, transitando bem entre o conforto (apreciado na cidade) e a dirigibilidade (necessária principalmente na estrada e na terra se eventualmente o motorista resolver avaliar os dotes off-road do carro).
O HB20X também é confortável, mas sua direção mais leve não inspira manobras mais radicais. E a desvantagem do Onix Activ está na posição de dirigir pouco esportiva.
Ao volante do Onix, o motorista não tem aquela sensação de vestir o carro, uma vez que ele fica distante do painel profundo (como nas minivans) e rebaixado.
Um ponto fraco do Ka em relação aos rivais é o acabamento. O Ford segue os rivais com uma segunda cor no painel e nos bancos.
Mas houve exagero no uso do marrom e, no que diz respeito à qualidade percebida (materiais e confecção de peças), Onix e HB20 causam melhor impressão.
Tirando esse deslize, porém, o Ka fez por merecer o primeiro lugar.
Veredicto
A disputa foi apertada, mas o Ka fez valer seu melhor conjunto. Onix fraquejou na motorização e o HB20 se saiu apenas medianamente, se ressentindo de maior atualização.
Teste de pista (com gasolina)
Ka | Onix | HB20 | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,9s | 13,6s | 12,3s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 33,6s-153 km/h | 35,6s-141 km/h | 34,1s-153,3 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 5,3s | 5,6s | 5,5s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 7,1s | 8s | 6,6s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 8,9s | 10,6s | 9s |
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 15,6/27,3/63,2 m | 14,6/26,1/61m | 16,5/29,6/67,5 m |
Consumo urbano | 11,6 km/l | 11,3 km/l | 10,3 km/l |
Consumo rodoviário | 15,2 km/l | 13,5 km/l | 13,5 km/l |
Ruído interno: Neutro/RPM máx. | 41,4/71,3 dBA | 39,4/71,3 dBA | 41,6/65,3 dBA |
Ruído interno: 80/120 km/h | 64,3/71,2 dBA | 65,6/69,2 dBA | 63,7/69,8 dBA |
Velocidade real a 100 km/h | 99 km/h | 98 km/h | 98km/h |
Rotação do motor a 100 km/h em 5º marcha | 2.400 rpm | 2.500 rpm | 2.200 rpm |
Volante | 2,5 voltas | 2,8 voltas | 2,9 voltas |
Preço básico | R$67.990 | R$67.250 | R$67.600 |
Garantia | 3 anos | 3 anos | 5 anos |
Concessionárias | 365 | 600 | 298 |