Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Comparativo: Chevrolet Onix Plus ou Hyundai HB20S? Veja qual entrega mais

Qual dos compactos mais vendidos do Brasil está mais revigorado após tantas mudanças? As versões de topo dos sedãs ajudam a responder

Por Leonardo Felix
Atualizado em 21 out 2019, 07h00 - Publicado em 21 out 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Comparativo: Chevrolet Onix Plus ou Hyundai HB20S? Veja qual entrega mais
    Qual dos dois sedãs têm mais novidades? (Arte/Quatro Rodas)

    Agora que explicamos as mudanças na nova geração do Chevrolet Onix e na profunda reestilização do Hyundai HB20, é hora de um pequeno confronto. Qual deles ficou melhor após as mudanças?

    Para isso, escalamos os sedãs Onix Plus e HB20S, já que ainda não houve oportunidade de andar no Onix hatch (o HB20 hatch, como você viu, já experimentamos). Lembrando que os fabricantes ainda não disponibilizaram os veículos para teste em pista.

    Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br
    Novo HB20S (Fernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas)

    Após a breve experiência durante seus respectivos eventos de lançamento, é possível afirmar que ambos possuem muitas semelhanças, especialmente na lista de equipamentos, com itens como:

    ESP com assistente de rampa, chave presencial, partida do motor por botão, central multimídia com tela flutuante, faróis com projetor, motor três-cilindros turbo, câmbio automático de seis marchas e acabamento interno bicolor.

    Comparativo: Chevrolet Onix Plus ou Hyundai HB20S? Veja qual entrega mais
    Novo Onix Plus (Fernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Só que este último deve ir mais longe na estrada, resultado de usar um tanque 6 litros maior, 50 contra 44 litros.

    Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br
    HB20S tem capacidade de 475 l no porta-malas (Fernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas)

    Mas os dois também possuem detalhes muito distintos. O Onix Plus apresenta padrão mais satisfatório de estabilidade na estrada. Isso é fruto do uso de uma plataforma nova e mais moderna.

    As suspensões são mais firmes e os níveis de ruído e trepidações, em especial do motor, muito mais contidos na cabine.

    Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br
    Plástico preto disfarça o tamanho da tampa do porta-malas (Fernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Como alento ao rival restam as borboletas para troca de marcha atrás do volante, que ajudam o motorista a ter maior controle sobre os giros do propulsor, e a maior altura do solo, que devem torná-lo mais ágil ao transpor obstáculos na cidade.

    Já em conectividade a vitória do Onix Plus é folgada, graças à presença de Wi-Fi a bordo, sistema OnStar e carregamento de celular sem fio. Mesmo que seja preciso pagar a mais por isso.

    Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br
    (Fernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas)

    Há ainda luz diurna de led (e não de posição, como no Hyundai) na dianteira e diodos também nas lanternas traseiras.

    O compacto da GM oferece, também, espaço superior para pernas e cabeça, principalmente na fileira traseira. Tudo isso cobrando R$ 5.000 a menos que o oponente.

    Continua após a publicidade
    Novo Onix Premier 4 rgb
    Onix Plus entrega mais espaço e um cinza mais escuro na cabine, além de brincar com a textura da grade dos alto-falantes. (Fernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas)

    Por outro lado, o HB20S está muito mais bem resolvido em conforto e ergonomia, graças aos bancos dianteiros que acomodam melhor condutor e passageiros.

    A posição de dirigir parece mais adequada, inclusive em relação ao repouso da perna esquerda com o uso do câmbio automático.

    Novo Onix Plus Premier 3 rgb
    (Fernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas)

    Em consumo e desempenho a maior potência e a injeção direta dão vantagem ao sedã coreano em nossos testes: são 9,6 versus 10,2 segundos no 0-100 km/h, e 17,7 vs. 16,4 km/l com gasolina na estrada.

    Continua após a publicidade

    Mas o ponto mais favorável ao competidor coreano talvez esteja no nível de acabamento. São materiais com textura mais agradável, incluindo o couro dos bancos.

    Até o porta-malas, com 6 litros a mais de volume no Hyundai, recebe uma forração com carpete de qualidade superior.

    onix plus 2 rgb
    Lanternas do Novo Onix Plus são em led (Fernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas)

    No quesito segurança, se o Onix Plus Premier traz carroceria reforçada com aços de alta resistência, seis airbags e alerta de ponto cego, o HB20S Diamond Plus tem frenagem autônoma e alerta de mudança de faixa, além de também ter recebido reforços na carroceria.

    A diferença é que o Onix democratiza o acesso aos pacotes e ainda cobra mais barato. É essa disparidade na relação custo/benefício que pesa em favor do GM, que parece pronto para manter a liderança de mercado.

    Continua após a publicidade

    Por isso, pelo menos em relação aos sedãs, o novo Onix larga na frente com ligeira vantagem.

    Ficha técnica – Chevrolet Onix Plus Premier II

    Ficha técnica – Hyundai HB20S Diamond Plus

    Fichas de teste HB20S Onix Plus
    Aceleração 0 a 100 km/h: 9,6 s
    0 a 1.000 m: 30,74 s – 171,2 km/h
    0 a 100 km/h: 10,22 s
    0 a 1.000 m: 31,74 s – 167,9 km/h
    Velocidade máxima 191 km/h 187 km/h limitada eletronicamente
    Retomada (D) 40 a 80 km/h: 4,20 s
    60 a 100 km/h: 5,35 s
    80 a 120 km/h: 6,63 s
    40 a 80 km/h: 4,57 s
    60 a 100 km/h: 5,36 s
    80 a 120 km/h: 6,68 s
    Frenagens
    (60/80/120 km/h – 0 m)
    13,2/23,8/52,3 m 14,3/25,9/58,1 m
    Consumo Urbano: 13,6 km/l
    Rodoviário: 17,7 km/l
    Urbano: 12,8 km/l (gas./etanol)
    Rodoviário: 16,4 km/l (gas./etanol)

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.