Manter-se por um longo período na ativa tem seus lados negativos e positivos. Antes chamado de Corsa Sedan, o Classic perdeu seu nome de batismo para a versão três-volumes do, na época, novo Corsa – que, aliás, nem é mais fabricado. O longevo Classic viu o tempo levar também seu status de carro descolado. Mas não há como negar: apesar de hoje ser uma compra meramente racional, ele ainda é importante para a GM. Tanto que acaba de ganhar uma série especial: a Advantage.
Além dos obrigatórios ABS e airbag, a série oferece direção hidráulica, travas e vidros elétricos, rodas de liga leve aro 14, ar-condicionado e som com viva-voz Bluetooth. Há uma única cor disponível, a metálica Cinza Mond.
A R$ 34 170, o Classic Advantage custa R$ 980 a mais que a versão LS equivalente (completa e com pintura metálica). Pelo valor extra, o Advantage tem a mais rodas de liga leve, som, display central (para temperatura externa, hora e data) e um pacote de pequenos detalhes estéticos externos e internos. “Na calculadora, vale a pena. Mas quem compra um carro como o Classic quase nunca está disposto a investir em opcionais. Se custasse o mesmo que o completo, aí sim o Advantage seria vantajoso”, disse o gerente de vendas de uma concessionária paulistana da marca, antecipando que precisará conceder desconto de pelo menos R$ 500 na série especial.
A unidade avaliada estava com o para-choque traseiro bastante desalinhado em relação à carroceria. No porta-malas, o carpete sem rigidez contorna o estepe, o que dificulta a acomodação de bagagem. A cabine, por sua vez, tem muitos parafusos aparentes, sobretudo nas forrações de porta. Mas a série especial também merece elogios. Painel com conta-giros e marcador de temperatura do motor, assim como vidros elétricos com função um-toque nas quatro janelas e fechamento automático no acionamento do alarme são itens cada vez mais raros entre os modelos de entrada, mas de série no Advantage.
O Classic tem suspensão bem acertada: silenciosa e macia na cidade sem ser solta na estrada. Com engates precisos, o câmbio administra o motor 1.0VHC-E – econômico, porém duas especificações atrás do SPE/4 que equipa o Onix.
VEREDICTO
Advantage é equipado. Mas custa o mesmo que rivais mais básicos, porém maiores e mais atuais, como o Logan, o Fiesta e o Siena.