Audi Q6 e-tron é elétrico revolucionário que se comunica pelas lanternas
Já dirigimos os protótipos do modelo que tem vocação esportiva e lançamento confirmado para 2024 no Brasil
![Audi Q6 e-tron](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AudiQ6etronFAEROER064-e1690318437415.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
É comum que a imprensa especializada dirija carros pré-série em lançamentos, ou seja, unidades já com acertos finais, mas produzidas antes do primeiro lote que irá para as lojas. Não é comum, porém, que nós, jornalistas, tenhamos acesso a unidades anteriores a essas, os chamados protótipos.
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Mas pode acontecer, e aconteceu: fomos até as Ilhas Faroe, território com cerca de 50.000 habitantes e pertencente à Dinamarca, para dirigir os protótipos do novo Audi Q6 e-tron.
![AudiQ6etronFAEROER059 Audi Q6 e-tron](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AudiQ6etronFAEROER059.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Previsto para ser revelado por completo ainda este ano, o novo SUV elétrico (que fica entre Q4 e Q8 e-tron) inaugura uma nova plataforma de elétricos que a Audi compartilhará com a Porsche, a PPE (Premium Platform Electric). Ele pode ser lançado no Brasil já em 2024.
Por ser um protótipo, muita coisa sobre o Audi Q6 e-tron ainda está em segredo, a começar pela aparência. Embora seja possível ver as principais linhas do modelo, a adesivagem colorida tenta confundir nossos olhos para que nem tudo seja entregue por enquanto.
![AudiQ6etronFAEROER155 Audi Q6 e-tron](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AudiQ6etronFAEROER155.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Apesar disso, fica nítido que ele inaugura uma linguagem de design da Audi, com faróis separados em dois pares e lanternas interligadas, também com uma nova interpretação. Os pneus ganharam traços brancos para esconder suas características, mas um olhar mais atento nos permitiu encontrar suas medidas: 255/45, que calçam as belas rodas de 21 polegadas.
O interior segue desconhecido, já que foi mantido coberto durante todo o contato com o carro. Para dirigir, era permitido levantar apenas o tecido que cobria o quadro de intrumentos, que, por sua vez, só mostrava informações cruciais para a condução. No centro da grande tela havia um adesivo preto escondendo o restante.
![L1890398 Interior do modelo ficou o tempo todo coberto para manter segredos; Audi Q6 e-tron](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/L1890398.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Também ficavam à mostra os comandos do câmbio – um botão que se arrasta para cima ou para baixo para selecionar D, R, N, e B (frenagens automáticas – one pedal mode) e outro botão para o P – e o seletor de modos de condução, além de todo o volante e do painel de porta.
O volante é inédito, com a base e o topo achatados, miolo hexagonal e logotipo estampado, com aparência retrô. Já o painel de porta fica responsável por abrigar, além dos comandos de vidros, retrovisores e travas, os botões dos faróis. Não há imagens divulgadas do interior, além da que eu apareço ao volante.
![AudiQ6etronFAEROER063 Audi Q6 e-tron](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AudiQ6etronFAEROER063.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Q6 e-tron terá duas versões: a de entrada, 55, e a topo de linha e de vocação esportiva, S. Nos protótipos, ambas diferenciavam-se apenas no interior, com a primeira tendo acabamentos mais claros e “simples”, enquanto a segunda tinha bancos mais esportivos e acabamentos escuros e ainda mais caprichados – até onde os olhos conseguiam ver.
As maiores diferenças, porém, ficam para a mecânica e a dirigibilidade de cada uma. A Audi não entrega detalhes (por isso a ausência de ficha técnica ao final do texto), mas estima chegar a 400 cv de potência e a 54,6 kgfm de torque, na versão S, com uma aceleração de 0 a 100 km/h de 4,5 s.
![AudiQ6etronFAEROER174 Audi Q6 e-tron](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AudiQ6etronFAEROER174.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A bateria será de 100 kWh com 12 módulos e permitirá cargas de 10 a 80% em até 30 minutos, a 270 kW, o que significa cerca de 270 km de autonomia em 10 minutos, segundo a fábrica. Por falar em autonomia, a Audi também fala em 600 km de alcance projetado no ciclo WLTP. Este número, porém, é para a versão menos potente, a 55, que não teve dados de desempenho revelados.
Pudemos rodar por cerca de 200 km em um percurso com retas, curvas, subidas e descidas, e enfrentando sol, chuva e neblina, já que a mudança de tempo no local acontece em poucos minutos, a todo tempo: um bom laboratório de testes.
![AudiQ6etronFAEROER156 Audi Q6 e-tron](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AudiQ6etronFAEROER156.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O test-drive foi realizado sempre com um engenheiro da Audi no banco do passageiro, fornecendo informações adicionais e fazendo perguntas e anotações sobre o comportamento do veículo a todo tempo, para que eles pudessem aprimorá-lo. Por tratar-se de protótipos, na imagem interna é possível observar dois botões vermelhos para emergências.
Apesar de todo o aparato, os carros pareciam prontos para ganhar as ruas. Mesmo na versão menos apimentada, o Q6 e-tron deixa clara sua vocação esportiva pela suspensão de ajuste rígido, que passa boa parte das imperfeições de solo para a cabine. Com esse ajuste, o SUV contorna as curvas firme e determinado, sem nenhuma indicação de insegurança. A direção vai pelo mesmo caminho, com relação direta. No modo Comfort, porém, ela parece ser um pouco mais pesada do que deveria.
![AudiQ6etronFAEROER115 Audi Q6 e-tron](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AudiQ6etronFAEROER115.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por falar em modos de condução, o modelo oferece os modos Off-road, Comfort, Efficiency, Dynamic e Balanced (este, que permite personalizar diversos parâmetros do carro). No Dynamic, na versão S, há uma simulação de ronco de motor, que chega a empolgar, junto ao bom isolamento acústico da cabine. A versão S tem desempenho exemplar, com acelerações fortes e rápidas, enquanto a 55 mostra mais equilíbrio, sem tanta agressividade – longe de ser lenta.
Em ambas, o pedal de freio mostrou-se sensível demais. Um ajuste fino será bem-vindo. Há dois níveis de regeneração da energia, que podem ser controlados pelas aletas atrás do volante. O modo B, do câmbio, permite a condução one pedal, no qual o veículo desacelera até parar completamente quando o motorista libera o acelerador. Útil para cidades.
![AudiQ6etronFAEROER130 Audi Q6 e-tron](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AudiQ6etronFAEROER130.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além de um primeiro contato com o carro em diversas situações, outro propósito da visita às terras nórdicas foi a apresentação das tecnologias de iluminação que equipam o Q6 e-tron: a segunda geração do OLED.
Com esse sistema, o SUV é capaz de assumir diferentes visuais de acordo com o desejo de seu proprietário, que pode selecionar o estilo, por meio da central multimídia ou do app da marca. São diversos tipos de assinatura luminosa para faróis (nas partes superiores, próximas ao capô) e lanternas. Veja na imagem acima e nas duas abaixo as diferenças na assinatura traseira.
![AudiQ6etronFAEROER129 Audi Q6 e-tron](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AudiQ6etronFAEROER129.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Há nove combinações possíveis, considerando pacotes opcionais, como quando o modelo for equipado com faróis de leds matriciais. Isso é possível graças aos 60 segmentos disponíveis em cada OLED, ou seja, em cada “lâmpada” – ao todo, são 360.
Em um dos modos, a lanterna é composta pelas luzes superiores fixas, que atravessam a tampa do porta-malas, além de três quadrados iluminados formados por pequenos triângulos internos. Neles, as luzes se acendem e apagam de forma sutil, em um efeito brilhante, como um diamante.
![AudiQ6etronFAEROER127 Audi Q6 e-tron](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AudiQ6etronFAEROER127.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As lanternas também podem comunicar-se com os veículos que vierem atrás, como no caso de uma batida iminente, em que a assinatura vira um triângulo central com barras diagonais aos lados – de forma automática, graças a sensores e radares, que detectam as situações críticas. O mesmo alerta se acende quando o veículo está estacionado e ligado, e outro veículo passa em movimento.
O Q6 não quer ser apenas mais um SUV elétrico no mercado. Para isso, ele busca diferenciar-se na pegada esportiva e na alta tecnologia embarcada na iluminação. Tem boas chances.