Zeekr 9X é SUV de alto luxo com 1.400 cv e pode vir ao Brasil
SUV mais potente da Zeekr combina motor 2.0 turbo e propulsão elétrica, com recarga rápida e interior tecnológico e pode vir ao Brasil

A Zeekr, marca de veículos elétricos do grupo Geely, está lançando na China o Zeekr 9X, seu SUV mais sofisticado – e caro – até agora. Os preços variam entre 465.900 yuans (cerca de R$ 349.425) e 599.900 yuans (R$ 449.925). Mas esse chinês com jeitão de Rolls-Royce Cullinan já está sendo considerado para o Brasil.
Por conta do porte, uma mecânica elétrica não seria suficiente. Por isso, trata-se de um elétrico com autonomia estendida. Um 2.0 turbo a gasolina de 278 cv gera energia para um motor elétrico dianteiro de 394 cv e outros dois traseiros de 503 cv, cada, resultando em 1.400 cv de potência combinada.

Segundo a marca, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos. A bateria de 70 kWh garante 380 km de autonomia no ciclo CLTC e pode ser recarregada de 20% a 80% em nove minutos. Se precisar de mais que isso, é só ligar o motor a gasolina.
No campo da assistência ao motorista, o Zeekr 9X oferece duas versões do sistema G-Pilot. O modelo H7 utiliza o chip Thor-U da NVIDIA, com capacidade computacional de 700 TOPS, enquanto o H9 dobra o desempenho, atingindo 1.400 TOPS com dois chips. O SUV tem 43 sensores, incluindo um LiDAR de longo alcance com 520 linhas e quatro LiDARs de estado sólido.

O chassi combina suspensão a ar de bolsas duplas, amortecedores adaptativos CCD e barra estabilizadora ativa de 48 V. O SUV dispõe de sete modos de terreno (grama/cascalho, neve leve, neve profunda, lama, areia, escalada e montanha), além dos modos de condução Comfort, Eco e Sport.

Por dentro, o Zeekr 9X tem duas telas OLED de 16 polegadas para motorista e passageiro, além de um head-up display de realidade aumentada de 47 polegadas. O sistema multimídia usa o chip Qualcomm 8295P e inclui carregamento sem fio e botões físicos de atalho. O acabamento combina madeira polida à mão e sistema de som Naim com 32 alto-falantes e 3.868 watts de potência.

O interior tem layout 2+2+2, com seis assentos elétricos equipados com aquecimento, ventilação e massagem. A segunda fileira oferece poltronas “gravidade zero” com rotação de 180°, tela 3K de 17 polegadas e oito módulos de vibração sincronizados ao conteúdo exibido.

O design do Zeekr 9X aposta em uma silhueta quadrada, com faróis bipartidos e sensor LiDAR no teto. A lateral combina teto e retrovisores pretos com linhas suaves e rodas forjadas de 22 polegadas. A versão Black Knight reforça o visual esportivo com pintura preta total, rodas escurecidas e pinças de freio vermelhas. O SUV mede 5,23 m de comprimento, 2,02 m de largura e 1,82 m de altura, com entre-eixos de 3,17 m.
Cotado para o Brasil
Por representar o expoente máximo do luxo na Zeekr, pelo menos por enquanto, o Zeekr 9X é cotado para ser um dos futuros lançamentos da marca chinesa no Brasil. Há algumas questões importantes a serem vistas, como a demanda que um carro como esse teria no Brasil, em função do alto preço, e a dificuldade de homologar um veículo como este no Brasil. Pela legislação local, ele é considerado um híbrido e não um elétrico com autonomia estendida, o que muda as alíquotas dos impostos por aqui.