Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Volkswagen Udara, rival da Fiat Toro, começará a ser fabricada em janeiro

Picape do "Projeto Udara" será feita no Paraná com plataforma de Virtus e suspensão inspirada na Strada

Por Renan Rodrigues
Atualizado em 7 nov 2025, 11h21 - Publicado em 7 nov 2025, 11h20
Picape tem carroceria monobloco de cabine dupla.
Picape tem carroceria monobloco de cabine dupla.  (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Volkswagen Udara, nome do projeto e que não necessariamente batizará a futura picape intermediária, já tem data para iniciar os testes de fabricação. A informação é do jornalista Bruno de Oliveira, no site Automotive Business.

Uma fonte ligada à marca informou que os testes de fabricação em pré-série terão início no final de janeiro. A Volkswagen usará o período de férias, entre 23 de dezembro e 12 de janeiro, para realizar os últimos ajustes na linha de produção.

Flagra-mula-Volkswagen-Therion-Projeto-247-Udara-8
Mulas já usam suspensão traseira com eixo rígido (Autos Segredos/Reprodução)

Ainda segundo a postagem, faltam ajustes em equipamentos para armação da traseira da carroceria. Vale ressaltar que há expectativa de que a Udara receba um conjunto de suspensão traseira de eixo rígido com feixe de mola, como a Fiat Strada, para ser mais robusta.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Faz sete anos que a Volkswagen apresentou o conceito Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo. A ideia inicial era ter uma picape intermediária com suspensão independente e tração integral, mas o projeto foi alterado ao longo dos anos.

Volkswagen Tarok
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O porte da Udara será mais próximo da Fiat Toro, que tem 2,99 m de entre-eixos. A Chevrolet Montana, que é mais recente, tem 2,80 m. Por esse motivo que o Volkswagen Tiguan tem sido usado como mula de testes.

Continua após a publicidade

Segundo o site Autos Segredos, a nova picape da Volkswagen nascerá pronta para receber o sistema híbrido leve (MHEV) de 48V associado ao motor 1.5 eTSI flex. Vale lembrar que a Volkswagen prometeu usar todos os tipos de tecnologia híbrida na sua linha de veículos a partir de 2026.

Visualmente, espera-se que o projeto Udara siga as linhas visuais do Volkswagen T-Cross. É possível que até as lanternas sejam interligadas, nem que seja por uma barra preta – a Saveiro usa um adesivo, por exemplo.

Volkswagen Tarok Concept
Tarok terá opção de quadro de instrumentos digital (Volkswagen/Divulgação)

A picape será feita em São José dos Pinhais, no Paraná, onde atualmente T-Cross e Virtus são feitos, porém, o SUV deverá trocar de fábrica e ser feito em São Bernardo do Campo na próxima geração.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.