Volkswagen Amarok 2027 aparece pela primeira vez no Brasil e será gigante
Baseada em uma picape chinesa da SAIC, nova geração será produzida na Argentina em 2026 e poderá até ser híbrida

A Volkswagen já confirmou que trabalha em uma nova geração da Amarok. Não se trata daquela que é vendida no resto do mundo, e sim um projeto específico para o mercado latino-americano e que nascerá de uma cooperação com a chinesa SAIC. A caminhonete foi vista nas ruas pela primeira vez, sinalizando o início dos testes antes da estreia prevista somente para o ano que vem.
Um protótipo foi avistado rodando junto com a Amarok atual, como mostra o flagra publicado pelo @placaverde no Instagram. As fotos mostram apenas a traseira e parte da lateral da picape, ainda bem camuflada, mas claramente mostrando que é outra caminhonete.
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Mesmo com os adesivos é possível ver muito da carroceria da Maxus StarCraft X, o modelo que dará origem à nova Amarok. A traseira mostra bem isso, pelo formato das lanternas verticais em led e a posição dos refletores no para-choque, exatamente os mesmos da picape chinesa. Até mesmo os vincos da caçamba são iguais.

Conforme vamos olhando para a lateral, vamos notando mais detalhes, como o santantônio integrado e os cortes bem angulares das portas, outros elementos presentes na Maxus. Não é uma surpresa que vá manter estes detalhes, pois eles já apareciam no esboço oficial divulgado pela Volkswagen.
O que ainda não vimos é a frente. A Amarok terá um design diferente, desenvolvido pelo time liderado por José Carlos Pavone, criador do Nivus e do Tera. O desenho revelado mostra que terá faróis duplos e uma barra iluminada no estilo do Taos, embora tudo esteja bem exagerado. Porém, a marca diz que o design final será praticamente este.

Mesmo que compartilhe a plataforma e parte da carroceria, a fabricante promete que a nova Amarok será um produto desenvolvido aqui, com todo trabalho de engenharia feito pela equipe brasileira. Nada mais virá da China, nem mesmo os motores. Alexander Seitz, chairman executivo da VW para América do Sul, disse que terá 50% de peças desenvolvidas no Brasil.
O protótipo ainda mostra como a Amarok voltará a ser uma das maiores picapes do segmento. Se a Maxus servir de exemplo, terá 5,55 metros de comprimento, o que são 30 cm a mais do que a Amarok atual.
Para mover a picape, a Volkswagen pode optar por manter o V6 3.0 turbodiesel, porém com uma nova calibração para que atenda às futuras normas de emissões que entrarão em vigor em 2027. Seitz ainda revelou que a picape média poderá contar com versões híbridas, inclusive com a tecnologia flex. O executivo não descartou uma Amarok elétrica no futuro, destacando que a plataforma permite todos os tipos de motorização.
A nova Volkswagen Amarok será lançada somente em 2026, quando a produção na Argentina será iniciada. Para isso, a fabricante fez um investimento de US$ 580 milhões na fábrica de General Pacheco. Rumores dizem que a Amarok atual pode continuar em linha por mais um tempo, servindo como uma opção de entrada.