Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Volks testa Golf no Brasil mas quem vem é Taos híbrido, novo Virtus e Polo

Com fuzuê causado em sua aparição, novo Golf está no Brasil apenas para garantir que outros modelos da Volkswagen sejam eletrificados

Por Eduardo Passos 5 abr 2022, 18h23

Na semana passada, saudosistas se comoveram quando um Volkswagen Golf de oitava geração foi visto em testes no Brasil. Os boatos de que o icônico hatch faria seu retorno triunfal logo se espalharam, mas a realidade — ainda que interessante — não é tão legal para os fãs do modelo.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O Golf Mk8 da foto se trata de uma versão híbrida leve, com motor 1.5 turbo, que é uma evolução dos 1.4 utilizados no Brasil. Faz algum tempo que esta unidade do Golf MHEV está no Brasil, inclusive. Mas, com o insucesso do Golf GTE, não é ousadia apostar que sua função aqui é outra.

Na verdade, o hatch serve de “cobaia” para a equipe de calibração de motores da Volkswagen, segundo informação do Overboost BR. A ideia seria ajustar o referido trem-de-força a outros modelos como o Taos, que aparece cortado na imagem e possivelmente tem o mesmo 1.5 instalado. Os novos motores TSI serão eventualmente estendidos à toda linha VW no Brasil dentro de quatro anos, disse a página. 

Curiosamente, os 1.5 MHEV estrearão bem antes disso no Brasil: informações de QUATRO RODAS indicam que a Audi usará, já em 2022, esse conjunto no país. A fabricante requintada do grupo Volkswagen pretende usá-lo na próxima linha do Audi A3, compacto ou sedã.

Continua após a publicidade

Com traseira quase idêntica, Polo 2023 já roda em testes no interior de São Paulo
Com traseira quase idêntica, Polo 2023 já roda em testes no interior de São Paulo Marcos Sá/Quatro Rodas

Virtus e Polo a caminho

Enquanto isso, a VW segue trabalhando intensamente em dois modelos já confirmados e com chegada próxima. Tanto que um pelotão de testes da marca foi registrado pelo leitor Marcos Sá, próximo a Campos do Jordão (SP).

Luzes de freio do Virtus nacional devem seguir estilo do indiano (foto abaixo), recém-apresentado
Luzes de freio do Virtus nacional devem seguir estilo do indiano (foto abaixo), recém-apresentado Marcos Sá/Quatro Rodas

Um dos protótipos é o do novo Virtus, levemente reestilizado, que deve ser lançado nos próximos meses. Ainda que não se espere mudanças na motorização, o modelo trará dianteira mais distanciada do Polo, se apoiando no Nivus para renovar seu visual. O SUV cupê cederá elementos da dianteira como os faróis principais, ao passo que, na traseira, haverá máscara negra sobre as lanternas. 

Compartilhe essa matéria via:
Máscara negra ajuda a dar o tom em preto e vermelho que dita estilo do Virtus GT
Máscara negra ajuda a dar o tom em preto e vermelho que dita estilo do Virtus GT da Índia Divulgação/Volkswagen

Já o Polo em si, também visto no comboio, pertence à linha 2023, que terá poucas mudanças, como se vê na traseira que preserva a maioria dos detalhes atuais.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês