Vinfast registra picape e subcompacto elétricos no Brasil
Mostrada há quase um ano, nova picape elétrica tem lançamento previsto para 2026

Estudando o lançamento dos seus carros no Brasil desde, pelo menos, o final de 2023, a fabricante vietnamita Vinfast segue registrando as patentes dos seus projetos no Brasil. A movimentação mais recente é o registro da VF Wild, o conceito de uma picape elétrica apresentada há um ano, e um microcarro ainda desconhecido.
A VF Wild foi apresentada na feira CES 2024. É uma picape elétrica com chassi monobloco. Seu conceito tem 5,32 m de comprimento e 1,97 m de largura, dimensões de picapes médias como Ford Ranger e Toyota Hilux.
–

O lançamento desta picape média elétrica está previsto para 2026 e tem mercados como Austrália, Tailândia e Oriente Médio em seu planejamento, mas o Brasil pode estar incluído na lista.
A Vinfast VF Wild tem soluções interessantes, como divisória móvel na cabine que permite que o espaço destinado à carga seja ampliado de 1,5 m para 2,43 m de comprimento.
Por fora, a dianteira mistura elementos de design de outros carros da fabricante vietnamita, como faróis integrados por uma barra e as luzes traseiras com duas barras finas de LED que formam um grande V, marca registrada da empresa.

As caixas de roda bem quadradas e as grandes rodas com pneus off-road, completam o lado aventureiro da VF Wild.
Por dentro, o conceito da picape tinha acabamento todo em couro nas cores bege e cinza. Pelo visual, painel e volante aparentam ter superfícies macias. No geral, a cabine aparenta ser bem minimalista, sendo possível observar apenas uma central multimídia com dois botões grandes e redondos um pouco mais abaixo da tela.

Ainda que esteja baseada no Vietnã, a Vinfast vem recrutando funcionários no Brasil há alguns anos. Já são algumas dezenas de brasileiros trabalhando na empresa. Inclusive é João Marcos Ramos, que liderou o design das duas gerações do Ford EcoSport, dos Ka nacionais e do Troller T4 de segunda geração, quem assina os desenhos nos registros de patentes.

O segundo registro é de um microcarro de dois lugares, supostamente elétrico, que ainda não foi revelado pela Vinfast. Este carro foi registrado no Vietnã em outubro e seria posicionado abaixo do VF3, que já havia sido registrado no Brasil há alguns meses.
Sabe-se que a Vinfast tem planos de lançar suas operações no Brasil. Contudo, a empresa ainda não fez qualquer anúncio oficial sobre isso e nunca respondeu nossas tentativas de contato.