Veja quais serão os 10 lançamentos da Ford no Brasil em 2025
De Mustang a novo Territory, passando por novas versões da F-150: destrinchamos quais serão os 10 possíveis lançamentos da Ford no Brasil ao longo1 2025
Ao comemorar seus resultados de 2024, a Ford anunciou que terá 10 lançamentos no Brasil em 2025. A conta considera novas versões dos seus carros de passeio, das picapes e também do furgão Transit. É hora de tentar decifrar essa lista.
Mustang GT manual
Este deverá ser o primeiro lançamento da Ford em 2025. Hoje vendido apenas com câmbio automático de 10 marchas, o Mustang GT Performance ganhará uma série especial limitada equipada com o câmbio manual de seis marchas – que é, na verdade, seu câmbio padrão nos EUA. Essa configuração não muda o rendimento do motor V8 5.0 aspirado, com 488 cv e 57,5 kgfm.
Essa série especial será exclusiva para o Brasil e será uma combinação específica dos itens opcionais disponíveis para o esportivo nos EUA. Mas os GT Performance com câmbio manual sempre têm relação de diferencial (sem deslizamento limitado) final mais curto do que nas versões automáticas.
F-150 Tremor
Outro carro cotado para chegar ao Brasil é a F-150 Tremor. Após a reestilização, lançada há poucos meses no Brasil, a F-150 perdeu a versão Platinum e passou a ser vendida apenas na versão Lariat (ou Lariat Black).
Esta versão tem proposta mais voltada para o off-road, com pneus de uso misto aro 18 (em vez de aro 20), acabamentos em cinza fosco no lugar dos cromados ou das peças pintadas de preto e ainda uma barra laranja que atravessa a grade dianteira. Há acessórios que podem reforçar a proposta da versão, mas o motor é o mesmo V8 5.0 de 405 cv, com câmbio automático de 10 marchas.
Territory reestilizado
Antes mesmo de revelar a reestilização do Territory para o mercado chinês, a versão renovada já estava circulando em testes no Brasil. Chegará ao Brasil como linha 2026, ostentando o novo para-choque frontal e os novos faróis, que são em led e em formato de “L” deitado. Além do motor 1.5 turbo de 170 cv, essa reestilização também marcou a estreia do Territory híbrido plug-in na China. Ele combina o 1.5 turbo de ciclo Atkinson (como o que era usado na primeira geração) com 150 cv e um motor elétrico de 82 cv. A potência combinada declarada é de 218 cv. Poderia ser uma opção para ampliar a linha do SUV no Brasil.
Maverick reestilizada
Novos faróis, para-choque e grade com desenho em forma de favo de mel ajudam a identificar a reestilização da Ford Maverick, apresentada nos EUA neste ano. O modelo também ganhou a opção de tração integral na versão híbrida, com motor 2.5 com um total de 194 cv. Por dentro, destaque para a tela da central multimídia, que cresceu de 8’’ para 13.2’’.
Facelift do Bronco Sport
O SUV teve mudanças bastante discretas nos Estados Unidos, mas que contemplam novos para-choques dianteiros e traseiros receberam pontos modulares para facilitar a montagem de acessórios, como quebra-mato, faróis auxiliares e mais. Ainda ganhou novas rodas e proteção de aço no assoalho. A central multimídia passa a ser de 13,2 polegadas, enquanto o novo quadro de instrumentos é digital de 12,3 polegadas.
Ranger Cabine Simples
Apresentada na Fenatran, em novembro, a Ranger Cabine Simples seria vendida exclusivamente pela divisão comercial da Ford, a Ford Pro. Seu motor será o 2.0 turbodiesel das versões XL, XLS e Black. Ele gera 170 cv e 41,2 kgfm de torque. Porém, diferente das variantes citadas, a Cabine Simples está equipada com câmbio manual de seis marchas.
Nova Transit
Outra atração da Fenatran foi a nova Transit, que está com lançamento confirmado para o primeiro semestre de 2025 com mais versões e novos equipamentos, como novo quadro de instrumentos e outras mudanças internas que, de acordo com a fabricante, aumentarão a produtividade. Entre as novas versões, é esperada a E-Transit Minubus, van executiva elétrica com 15 lugares.
F-150 Hybrid e Raptor
Uma outra possível novidade para a gama de versões da F-150 é uma nova mecânica híbrida, que combina o motor V6 3.5 turbo com um elétrico para render 436 cv e 78,8 kgfm. Esta opção já existe na Argentina e vinha sendo estudada para o mercado brasileiro. Um entrave é a adaptação do motor à nossa gasolina.
Outra versão que já existe na Argentina e poderia ganhar espaço no Brasil é a F-150 Raptor. Chegaria na esteira da Ranger Raptor, mas com sua esportividade sendo levada a outro patamar. A versão vendida no país vizinho usa o motor V6 3.5 biturbo de 456 cv combinado a um automático de 10 marchas. Além da suspensão preparada para uso extremo, essa versão tem bitolas mais largas, para-choque reforçado e grade exclusiva com luzes de posição.
Ranger Storm
Após o lançamento da Ranger Black, como uma opção com visual mais atraente seguindo a base da antiga versão XLS 2.0 4X2, a picape média poderá completar a linha resgatando mais uma versão que existiu na geração anterior, a Ranger Storm. Seguindo a estratégia anterior, seria uma Ranger XLS V6 com visual e adereços voltados para o uso off-road. A estratégia da Ford para fazer as vendas da Ranger crescerem vêm sendo, justamente, explorar as possibilidades abaixo das versões XLT e Limited.