Toyota Yaris Cross já tem data para ser lançado no Brasil; vale a pena esperar?
Novo SUV compacto nacional será vendido tanto com motor 1.5 aspirado quanto com 1.5 híbrido pleno, ambos flex, e poderá ser o híbrido mais barato do Brasil

O Toyota Yaris Cross será o grande lançamento da marca japonesa em 2025. Chegará às lojas em no último trimestre com objetivo de ser o carro híbrido mais barato do Brasil. Este, aliás, será um dos seus principais argumentos de vendas frente a outros SUVs compactos.
Uma certeza é que o Yaris Cross será o carro mais barato da Toyota. Os Yaris hatch e sedã tiveram sua produção para o Brasil interrompida no fim de 2024 (o Yaris hatch ainda é produzido para exportação) e os estoques estão esgotando: o Yaris teve 146 unidades emplacadas em junho e o sedã, 122 unidades, sendo que há 1 ano superavam os 2.000 emplacamentos cada.

O Yaris Cross é um SUV compacto com dimensões próximas dos seus rivais. Tem 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Em mercados da Ásia, seu porta-malas tem 471 litros de capacidade. São dimensões equivalentes às do Nissan Kicks Play.
Aqui no Brasil, as versões mais baratas do Yaris Cross terão motor 1.5 16V flex, que pode ter algum ganho na comparação com os 105 cv e 14,3 kgfm, ou 110 cv e 14,9 kgfm quando com álcool dos Yaris atuais. O câmbio será automático CVT. Pelo menos o Yaris Cross é leve: tem 1.150 kg.

A grande expectativa, porém, é pelo mecânica híbrida, que fará do Yaris Cross o primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) à venda no Brasil.
O Yaris Cross Hybrid vendido na Ásia tem motor 1.5 16V de ciclo Atkinson. Convertido em flex, ele poderá ter mais que os 92 cv e 12,3 kgfm que gera no modelo fabricado na Tailândia. O motor elétrico de 81 cv e 14,4 kgfm está integrado ao câmbio eCVT, junto com um gerador responsável por recuperar a energia das desacelerações e acumular na bateria com modestos 0,7 kWh instalada sob os bancos traseiros.
A potência total do modelo tailandês é de quase 113 cv, mas seu desempenho é beneficiado pelo torque imediato do motor elétrico. A grande vantagem deste sistema híbrido é ter o motor elétrico atuando quase sempre na condução do carro, ser capaz de rodar apenas com o motor elétrico (ainda que não por muito tempo) e dispensar carregadores externos.
Uma diferença importante é que, pelo menos na Ásia, o Yaris Cross híbrido tem tanque com apenas 36 litros e as demais versões, 42 litros. Não surpreende: o consumo do Yaris Cross híbrido chega aos 30 km/l na Tailândia.
Por que o Yaris Cross pode ser um bom negócio?

Preço competitivo
O novo Toyota é baseado em uma plataforma dedicada a carros mais baratos (a DNGA, desenvolvida pela Daihatsu) para reduzir custos sem perder qualidade. Se o plano der certo, o Yaris Cross híbrido poderá custar algo ao redor dos R$ 165.000. Quem pode derrubar seu título de carro híbrido mais barato do Brasil (descontando os híbridos leves) é o BYD King, sedã híbrido plug-in hoje vendido por R$ 169.990).
Outro ponto que vale ser destacado é que o Yaris Cross, assim como os outros Toyota à venda no Brasil
Tecnologia híbrida flex, sem necessidade de recarga
- Motor 1.5 flex + elétrico (cerca de 113 cv combinados).
- Câmbio e-CVT e bateria de 0,7 kWh (que recarrega nas desacelerações).
- Consumo esperado: até 30 km/l (no ciclo tailandês, com gasolina).
Equipamentos de segurança e conectividade
Na Tailândia, o Toyota Yaris Cross tem de série:
- 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold
- ADAS com sistema pré-colisão, assistente de faixa, piloto automático adaptativo e faróis Full LED automáticos
- Entre os itens de conforto, central multimídia com tela de 10,1″ com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, instrumentação digital e chave presencial, saída de ar-condicionado traseira
A depender da versão, o SUV compacto ainda pode ter acabamento macio no painel, bancos de couro, teto solar panorâmico,






Quais são as desvantagens do Toyota Yaris Cross?

Potência modesta: O motor1.5L híbrido tem apenas 113 cv. Pode ser um ponto fraco para quem busca desempenho.
Tanque de combustível pequeno: A versão híbrida tem tanque com apenas 36 litros, mas seu baixo consumo permitirá que sua autonomia não seja comprometida. Na Tailândia, a versão a combustão tem 42 litros.

Lançamento do Yaris Cross no Brasil
O Toyota Yaris Cross será fabricado em Sorocaba (SP), unidade que já está sendo preparada para receber o modelo. O modelo corresponde a cerca de R$ 1,7 bilhões dos R$ 11 bilhões de investimento anunciados pela Toyota até 2030.
O SUV compacto já está com sua produção em série prestes de começar e a chegada às lojas está prevista para o último trimestre. Em 2026, a fábrica de Sorocaba começará a montar as baterias do sistema HEV que dos carros híbridos nacionais da Toyota.