Toyota trabalha em SUV cupê do Corolla para 2028 com motor híbrido plug-in flex
Projeto 913D será o terceiro SUV nacional da Toyota produzido em Sorocaba, criado para enfrentar os carros chineses e ampliar a linha de utilitários no país

A Toyota se rendeu aos SUVs e está aumentando a sua linha de utilitários no país. Com o Yaris Cross pronto (e adiado para 2026 por conta dos estragos na fábrica de motores em Porto Feliz), a empresa já trabalha em mais um modelo para o Brasil e, para nossa surpresa, será um SUV cupê.
É o que diz o site Autos Segredos, que obteve informações sobre o projeto batizado como 913D. Previsto para chegar às lojas somente em 2028, o novo SUV será feito com a plataforma TNGA-C, a mesma do Corolla e Corolla Cross, com o mesmo entre-eixos de 2,70 metros. Até o comprimento pode ser próximo do sedã, por volta de 4,60 m.

Será um complemento para a linha, sem substituir o Corolla Cross. Se a marca seguir a estratégia de algumas outras fabricantes, o SUV cupê pode ser uma opção um pouco mais cara e com menos versões.
Um de seus diferenciais será ser 100% híbrido, com duas opções de motorização. As versões de entrada contarão com sistema híbrido flex que equipa atualmente o Corolla e o Corolla Cross. Este conjunto une um motor 1.8 a combustão a um propulsor elétrico, entregando uma potência combinada de 122 cv.
Para as versões topo de linha, a Toyota reserva a estreia do sistema híbrido plug-in (PHEV) com tecnologia flex. A motorização está em desenvolvimento há mais de um ano, usando tanto o Prius quanto o RAV4 pra testar o sistema.
A expectativa é que este conjunto seja baseado no sistema do novo Prius, combinando um motor 2.0 a gasolina de 152 cv e 19,4 kgfm de torque (190 Nm) a um motor elétrico de 163 cv e 21,2 kgfm (208 Nm). A potência combinada declarada é de 223 cv. A Toyota não divulga o torque combinado, mas o uso do etanol pode resultar em um leve aumento nos números de potência e torque.
Caso a Toyota opte por usar a mesma bateria do Prius, o SUV inédito trará um conjunto de íons de lítio de 13,6 kWh de capacidade. No sedã, é o suficiente para que tenha uma autonomia de 86 km no modo elétrico.
Ter carros híbrios plug-in será importante para a fabricante japonesa, tornando-se o próximo passo para seus clientes que querem um veículo mais eletrificado. A empresa tem enfrentado a chegada dos chineses, a maioria deles com sistemas PHEVs.

O design do novo utilitário esportivo deve seguir a nova identidade visual da marca, conhecida como “Hammerhead” (cabeça de martelo), já presente em modelos como o Camry e o RAV4, com faróis em formato de ‘C’ e um para-choque com entradas de ar angulares que reforçam a esportividade.
A produção do novo SUV cupê será em Sorocaba (SP), que passou por um processo de expansão para adicionar mais modelos nas linhas de montagem. A outra fábrica de carros da Toyota fica em Indaiatuba e está em processo de fechamento, transferindo a montagem do Corolla para Sorocaba.
Picape anti-Toro chega antes
Enquanto o SUV cupê não chega, a Toyota vai finalizando os trabalhos para sua nova picape. Prevista para o segundo semestre de 2026, a caminhonete será posicionada abaixo da Hilux, mirando no segmento da Fiat Toro.

O grande diferencial técnico da picape será o sistema de tração integral e-Four, que utiliza um motor elétrico exclusivo para o eixo traseiro, eliminando a necessidade de um cardã. Essa configuração permite a distribuição de torque sob demanda, melhorando a eficiência e a capacidade de tração. A picape terá construção monobloco, utilizando uma variação da plataforma TNGA-C do Corolla, o que deve garantir um comportamento dinâmico e conforto semelhantes aos de um SUV.
A picape, que ainda não tem nome definido, faz parte de um investimento de R$ 11 bilhões da Toyota no Brasil e chegará para competir em um segmento já aquecido, disputando mercado com a Fiat Toro, Ford Maverick Hybrid e Ram Rampage.