Toyota SW4 híbrido terá visual exclusivo com jeitão do Land Cruiser
Com versão híbrida leve já confirmada, Toyota aproveita renovação para acrescentar frente que aproxima SW4 do irmão mais velho Land Cruiser
Já sabíamos que a Toyota Hilux se prepara para receber sistema híbrido leve e, naturalmente, a novidade se estenderia ao SW4. A atualização do SUV de sete lugares, entretanto, não será apenas mecânica, trazendo também uma atualização visual significativa.
A informação veio de fóruns indianos, que obtiveram imagens de patentes do novo SW4 Hybrid 2024. A nova versão chegará inicialmente a mercados da Austrália e África do Sul e terá mudanças no para-choque dianteiro, onde os faróis estão juntos a fendas grandes, que formam um apêndice junto às peças de iluminação.
Também há mudanças na entrada de ar inferior, que adota “buracos” grandes, com aspecto esportivo e alterações nos próprios faróis, que ganham assinatura luminosa distinta. Por fim, a revelação dá conta de mudanças no interior e mais tecnologia embarcada, ainda que essas alterações não tenham sido especificadas.
Nada disso, porém, é tão importante quanto o sistema MHEV, que adiciona um motor elétrico que funciona como alternador e como um auxílio ao 2.8 turbodiesel em situações específicas, como na ampliação do start-stop.
Dessa forma, acredita a Toyota, o consumo do SW4 pode melhorar algo em torno de 10%. Com base nos testes de QUATRO RODAS, isso significaria consumo na casa de 11,0 km/l de diesel na cidade e 13,6 km/l na estrada. Também espera-se melhorias em relação ao nível de ruído e vibração do motor, que seguirá acoplado ao câmbio automático de seis marchas.
Seguindo a ordem comum de lançamentos da marca japonesa, o novo SW4 MHEV poderia chegar ao mercado nacional na virada de 2024 para 2025. Seria uma das últimas atualizações da atual geração, antes que a próxima seja lançada.
Aí as mudanças serão profundas: com base na plataforma TNGA-F, a dupla Hilux e SW4 se aproximará bastante da nova Tacoma, recém-lançada nos EUA. O design mudará bastante e haverá mais tecnologia embarcada, tanto em termos de conforto quanto de mecânica. Espere novo motor e, principalmente, suporte para eletrificação mais profunda, efetivamente trazendo a sensação de carro elétrico à família.