Sucessor elétrico do Volvo XC90 aparece em registros antes da estreia
Possivelmente batizado de Embla, o SUV será o primeiro modelo da marca com nova nomenclatura e reinventará as clássicas lanternas verticais
Imagens do que pode ser o novo Volvo XC90 se espalharam pela web neste final de semana. Porém, embora seja facilmente reconhecido como um XC90, os registros revelam mudanças significativas na linguagem de design do maior SUV da marca. Mais do que isso, este pode ser o primeiro Volvo em décadas sem um nome formado por códigos alfanuméricos.
Inicialmente, as imagens geraram dúvidas sobre a identidade do modelo, já que ele poderia ser a reestilização prometida por Hakan Samuelsson, CEO da Volvo. Segundo o executivo, o atual XC90 passará por mais uma mudança visual antes de ser descontinuado – convivendo, por alguns anos, com seu sucessor, previsto para ser revelado ainda em 2022.
A denúncia de que se trata do sucessor do modelo, e não de sua reestilização, está na ausência de entradas de ar superiores na dianteira do novo SUV, indicando que se trata de um elétrico. Isso porque, apesar da reestilização programada, o atual XC90 não terá atualizações mecânicas expressivas. Ou seja, ele não ganhará motorização totalmente elétrica.
Com isso, chega-se ao ponto de que devemos estar, de fato, diante de um carro totalmente novo, até no nome. Este deverá ser o primeiro Volvo em muito tempo batizado com uma nomenclatura por extenso, e não mais com códigos alfanuméricos.
Rumores baseados em registros apontam para o nome Embla (a primeira mulher na mitologia nórdica), embora a designação EXC90 também esteja registrada na Europa.
Diferente, mas ainda um Volvo
As imagens de patente revelam que o novo XC90 (ou Embla) ficará responsável por uma releitura na atual linguagem de design da marca. O “martelo de Thor”, ou a iluminação que forma uma letra “T” na horizontal, não apenas permanece como passa a ditar o formato dos faróis.
Aparentemente, as únicas aberturas funcionais na dianteira estão na parte inferior e nas extremidades do para-choque, estas últimas para refrigeração da caixa de roda. Acima, nenhuma abertura, o que, novamente, confirma a presença de um conjunto totalmente elétrico. De lado, portas, janelas e rodas são novas, e as maçanetas são embutidas.
Na traseira está a maior mudança de todos os tempos no Volvo XC90. Pela primeira vez na história, o SUV topo de linha da marca sueca não terá lanternas verticais contínuas. Na nova geração, elas lembrarão as já vistas no atual sedã S90, formando algo como uma letra “C”. É possível reparar, porém, que há peças nas laterais do vidro traseiro – possivelmente como uma “reinvenção” das lanternas verticais, mas com elementos separados.
Outra novidade está na placa de licença, que agora será fixada no para-choque, e não mais na tampa do porta-malas. Apesar das revoluções, no entanto, o modelo mantém linhas gerais limpas e elegantes, sem grande profusão de vincos ou superfícies marcados.