O Honda Accord e:HEV foi o primeiro híbrido da fabricante japonesa lançado no Brasil, em meados de 2021, mas não durou muito mais do que alguns meses nas lojas. O carro saiu de linha no Brasil, pois a Honda não importou um novo lote em 2022 para não criar conflito com o novo Honda Civic, equipado com a mesma mecânica e mais barato. Mas esse conflito interno parece ter sido resolvido.
A nova geração do Honda Accord, apresentada no final de novembro, será lançada no Brasil ainda em 2023. Pelo menos uma unidade do sedã já está no Brasil e foi apresentada nesta semana em um evento para os concessionários Honda e, como sempre, fotos do carro acabaram vazando. Estas foram publicadas pelo jornalista João Anacleto.
View this post on Instagram
A volta do Honda Accord ao mercado brasileiro reforça a estratégia da fabricante japonesa, anunciada lá em 2019, de ter três carros híbridos à venda no Brasil até o fim de 2023. Além do Civic e do Accord, a nova geração do CR-V será lançada no Brasil apenas com mecânica híbrida.
Se o Civic e:HEV custa, hoje, R$ 244.900, os novos Honda Civic e CR-V híbridos podem ter preços entre R$ 330.000 e R$ 350.000 no Brasil.
O que muda no Honda Accord 2023?
A Honda vem apostando em uma linguagem de design mais limpa, dispensando os cromados. Isso fica evidente na frente, de onde retiraram a grande barra cromada que emoldurava grade e faróis. Desta forma, faróis e grade estão mais estreitos. O novo para-choque torna o capô mais longo, otimizando a aerodinâmica da carroceria. Isso parece ter aumentado também a cabine, assim como a janela da frente.
Mesma coisa na traseira, onde a Honda apostou em lanternas de led mais finas e com iluminação quase que totalmente interligada no meio do porta malas, que recebeu um pequeno spoiler integrado.
Na lateral, retrovisores da mesma cor do veículo, porém com estrutura preta, mas não foram deslocados para o meio da porta como em outros Honda recentes. As rodas podem ter até 19 polegadas. O novo Honda Accord tem 4,90 m de comprimento, 1,82 m de largura, 2,80 m de entre-eixos e 1,45 de altura, sendo apenas 69 milímetros mais longo que o anterior.
O painel tem o mesmo estilo adotado no Civic, com saídas de ar-condicionado escondidas por uma tela, mas combina detalhes de metal com acabamento em piano black. Os novos bancos prometem ser mais confortáveis e seu quadro de instrumentos digital agora tem 10,2”. O carro trazido ao Brasil tem a nova central com tela de 12,3 polegadas que até é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, mas tem Google Maps, Google Assistant e Google Play nativos, além de atualizações via internet.
O novo Honda Accord 2023 será lançado no Brasil apenas na versão topo de linha Touring, equipada exatamente com a mesma mecânica do CR-V. Ele combina um motor 2.0 de ciclo atkinson com dois motores elétricos, mas agora com 206 cv e 34 kgfm de torque, ajudando a se distanciar do Civic híbrido, que adotou o mesmo conjunto de 184 cv do antigo Accord.
Uma das alterações promovidas pela Honda foi a mudança do sistema de direção por uma mais precisa. Também há novo acerto para suspensão, novos airbags para o motorista e o passageiro, laterais e para o joelho ao passageiro traseiro. O pacote Honda Sensing é de série e tem ssistência de ponto cego até 25 metros, piloto automático adaptativo, assistente de faixa e frenagem de emergência atualizados.