Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Scudo: Fiat terá furgão de carga a diesel menor que a Ducato no Brasil

Furgão da Fiat é baseado nos Citroën Jumpy e Peugeot Expert, vendidos no Brasil desde 2018, mas não terá versão de passageiros por enquanto

Por Henrique Rodriguez 7 jun 2022, 22h51

Se o Fiat Fiorino deu origem ao Peugeot Partner Rapid, o Peugeot Expert e o Citroën Jumpy deram origem ao Fiat Scudo, um furgão menor que a Ducato que será lançado no Brasil em breve.

É quase uma forma de retribuição. O Fiat Scudo será importado do Uruguai, onde será montado pela Nordex junto com os irmãos e com a Ford Transit. Aos concessionários, já foram confirmadas duas versões, ambas voltadas para o transporte de cargas.

Fiat Scudo
Divulgação/Fiat

A diferença entre a Scudo Cargo e a Scudo Multi está nos vidros laterais que só a Multi, equivalente às versões Vitré das vans francesas, tem. Contudo, as Jumpy e Expert também têm versão de passageiros (Minibus) e elétrica. A Fiat E-Scudo, porém, já existe na Europa.

Independente da versão, o Fiat Scudo é equipado com o motor 1.5 turbodiesel Blue HDI de 120 cv e robustos 30,6 kgfm a 1.750 rpm, sempre com câmbio manual de seis marchas e tração dianteira. Este motor tem sistema start-stop e depende de Arla 32 para o sistema de conversão catalítica. Para a versão Peugeot, a Stellantis declara consumo urbano de 12,4 km/l e rodoviário de 11,9 km/l.

Fiat Scudo
Divulgação/Fiat
Continua após a publicidade

A capacidade de carga do Fiat Scudo é de 1.500 kg e o peso bruto total de 3.214 kg combinado com a capacidade de 3 passageiros permitem que motoristas com CNH categoria B conduzam o furgão sem problemas. O compartimento de carga tem capacidade volumétrica de 6,1 m². É menos da metade da capacidade da menor Fiat Ducato, que tem teto alto e volume de 13 m², é categoria B mas custa R$ 210.883.

Fiat Scudo
Divulgação/Fiat

Os preços dos Citroën Jumpy e Peugeot Expert servem como comparação: custam R$ 187.490 na versão Cargo e 192.490 na versão Vitré.

Fiat Scudo

Painel do Fiat E-ScudoDe série, o Fiat Scudo tem dois airbags dianteiros, freios ABS, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, faróis com regulagem de altura, faróis de neblina, monitor de fadiga, vidros elétricos com função um-toque, computador de bordo, piloto automático, retrovisores com ajuste elétrico e rádio com AM/FM, USB e Bluetooth. Estará disponível nas cores preto e prata.

 

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)