Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ram terá nova picape maior que Rampage para o lugar da Dakota

Fábrica fechada com o fim do Cherokee será reativada para fazer nova picape média que até poderá se chamar Dakota

Por Lucas Parente
1 nov 2023, 05h40

Após 44 dias de greve, o sindicato United Auto Workers fechou um acordo provisório com a Stellantis. Como parte do acordo, o grupo automotivo reativará sua fábrica em Belvidere, no estado de Illinois. E isso trouxe confirmações de planos futuros para a Ram.

Juntamente com a reativação da fábrica, um novo modelo será fabricado, conforme os executivos da UAW confirmaram. Trata-se da tão esperada picape média da Ram, que poderá resgatar o nome Dakota – outra picape média, vendida entre 1987 e 2011 ainda pela Dodge.

RAM Rampage RT 2024
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na linha global da Ram, a nova picape media será posicionada entre a Rampage e a Ram 1500, que é a menor picape da marca nos Estados Unidos. Poderia, inclusive, ser algo como uma Rampage de maiores dimensões. Inclusive, com estrutura monobloco.

Quatro Rodas está nos Canais do WhatsApp; clique e participe!

Ainda não está claro se a suposta nova Dakota será posicionada no mesmo segmento de Ford Maverick ou Ford Ranger, Chevrolet Colorado, dentre outros. As palavras utilizadas durante o anúncio foram apenas “médio porte”.

RAM Rampage RT 2024
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mas há duas questões importantes. A primeira é que a Stellantis está adicionando instalações de estruturas para produção de bateria elétrica em Belviere e os recentes rumores da produção de picapes eletrificadas e a hidrogênio pela marca, é muito provável que a nova picape se torne uma opção eletrificada.

Compartilhe essa matéria via:

A segunda é que a fábrica de Belvidere, quando ativa, produzia o Jeep Cherokee, um SUV monobloco. A unidade não tem, hoje, estrutura para fazer uma picape com chassi. Além do mais, são grandes as chances da nova Ram ser construída a partir da estrutura STLA Large, a maior das novas plataformas globais da Stellantis com estrutura monobloco e já projetada para suportar motores de combustão interna e motores elétricos a bateria.

Continua após a publicidade
RAM Rampage RT 2024
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A produção de uma picape menor com versões híbrida ou elétrica pode melhorar o posicionamento da marca em segmentos onde não atua nos Estados Unidos, podendo ser um concorrente direto para a Ford Maverick Hybrid, única picape híbrida à venda nos EUA atualmente.

RAM RAMPAGE

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.