Ram Rampage, nova picape nacional, revela mais detalhes da sua carroceria
Com nome definido e visual próximo de ser apresentado, a Ram Rampage vai revelando, aos poucos, as características de suas diferentes versões
Falta muito pouco para que a Ram anuncie sua nova caminhonete média, a grande aposta da Stellantis para o segmento no Brasil. Como sempre, o modelo já começou seu “strip tease” e, aos poucos, vai revelando seu visual definitivo.
Com nome já registrado, a nova Ram Rampage foi extensamente analisada por QUATRO RODAS há um ano. Entre seus detalhes mais importantes, está o uso da mesma plataforma monobloco da Fiat Toro, que é fabricada na planta da Jeep em Goiana, Pernambuco — onde a nova Ram também será feita.
Não é surpresa que o leitor Alexandre Stockler tenha cruzado com a Rampage no trecho pernambucano da BR-101. Rápido no clique, Stockler, pelo jeito, registrou as primeiras imagens públicas da nova Ram com sua caçamba exposta.
Pelo que se vê, chamam atenção detalhes como a altura da tampa, bem elevada. Vale lembrar que a nova Ram média, por conta de sua plataforma, deve se aproximar mais da Toro do que de modelos como a Toyota Hilux ou Ford Ranger em aspectos como o comportamento dinâmico.
Isso é reforçado pelo conjunto de suspensão multilink, visto na imagem de traseira. Além dele, também é evidente o diferencial traseiro aparentemente igual ao da picape da Fiat. Sem longarinas típicas de uma picape maior, a nova Ram terá motor transversal e, portanto, modo 4×2 com tração dianteira.
Uma outra imagem, cedida pelo portal Autos Segredos, correspondem à versão Rebel, segundo o jornalista Marlos Ney Vidal. Não à toa, dá para reparar na mesma barra estilizadora que a Ram 1500 Rebel traz.
Nossas previsões se confirmam em aspectos como o desenho dos faróis (bem próximos dos da 1500), padrão das grades e luzes auxiliares. Além do nome Rampage, QUATRO RODAS também apurou independentemente a chegada das versões Rebel, Bighorn e Laramie.
Sob o capô, versões a gasolina marcarão a estreia do motor 2.0 turbo da família GME: inicialmente só a gasolina, seus números devem chegar à casa dos 270 cv e 40,0 kgfm, com tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas.
O motor 2.2 turbodiesel ficará para o ano que vem, e a estreia da picape média também será feita com o bom e velho 2.0 de Toro, Commander e Compass. Este caminha para a aposentadoria, mas ainda terá dias de glória com seus 170 cv e 38,7 kgfm, também com câmbio AT9 e tração 4×4.
A expectativa é que ao menos o visual da nova Ram Rampage seja revelado ainda no mês de abril.