Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo SUV compacto da Toyota será híbrido flex e chega ao Brasil em 2024

Novo SUV barato da Toyota é projeto que estreará na Tailândia ainda em 2023, tem lançamento no Brasil confirmado para 2024 e poderá fazer mais de 20 km/l

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 abr 2023, 08h00
toyota_yaris_cross_s-smart
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Nos últimos anos, uma boa forma de prever o mercado nacional é olhando para o Sudeste Asiático. De países como a Tailândia vieram modelos que agora ganham as ruas brasileiras, como os novos Honda HR-V e City. E também é olhando para lá que saberemos sobre o SUV do Toyota Yaris, que será lançado no Brasil em 2024 com mecânica híbrida. 

Não se trata exatamente do Toyota Yaris Cross que já é vendido no mercado japonês e europeu, até porque o Yaris vendido nesses mercados também é completamente diferente do Yaris vendido no Brasil. Eles têm plataformas diferentes e dimensões completamente diferentes, e o novo SUV seguirá o mesmo caminho.

Este novo SUV compacto é especulado para o Brasil há um bom tempo, mas teve como impulso um anúncio de investimento de R$ 1,7 bilhão, destinado à fabricação do modelo em versão híbrida flex na fábrica de Sorocaba (SP). A Toyota também já confirmou que o lançamento no Brasil será em 2024 para se tornar seu híbrido mais barato.

2023 Toyota Yaris Cross GR Sport
SUV compacto nacional não seeá igual ao Yaris Cross europeu (Divulgação/Quatro Rodas)

O design deste carro, conhecido como projeto D03B, será revelado no terceiro trimestre, quando será apresentado na Tailândia. Ele será baseado na plataforma DNGA, da Daihatsu, em substituição à bem conhecida TNGA, que é usada nos Corolla e Corolla Cross brasileiros.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Essa simplicidade é refletida em detalhes como o uso de eixo de torção na suspensão traseira e menor rigidez torcional da carroceria, entre outros detalhes. A estética do carro, ainda que até possa seguir a tônica do Yaris Cross vendido na Europa, também tende a trocar elementos visuais por dimensões maiores e mais competitivas em mercados emergentes.

Toyota
Plataforma da Daihatsu trará simplificações frente à conhecida TNGA, mas com sistema híbrido interessante (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O mais curioso é que representantes da Toyota sinalizaram que o novo SUV será híbrido, mas usará um motor a combustão fabricado na unidade de Porto Feliz (SP). Isso significa o uso do motor 1.5 flex aspirado, que rende 110 cv e 14,9 kgfm, tanto nas versões a combustão, com câmbio automático CVT, quanto nas versões híbridas, nas quais o motor 1.5 não impulsiona o carro.

O SUV compacto da Toyota será responsável por lançar o sistema e-Smart no Brasil. Ele usa o motor a combustão apenas como gerador para alimentar diretamente um motor elétrico, enquanto as sobras são acumuladas em um pequeno conjunto de baterias.

Novo SUV Toyota é conhecido como projeto D03B
Novo SUV Toyota é conhecido como projeto D03B (Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

Este sistema já é usado no Toyota Raize desde 2021, mas usando um motor 1.2 a gasolina para alimentar elétrico de 106 cv e 17,3 kgfm. Ele é capaz de entregar a suavidade e o torque imediato típicos de um carro elétrico, ter função one-pedal (que freia o carro totalmente só com a regeneração do motor elétrico) e tem consumo de 28 km/l.

O uso do motor 1.5 representa uma evolução do sistema e-Smart e será comum também aos carros tailandeses. Em 2025, porém, esse conjunto será estendido à nova geração Yaris hatch e sedã por ocasião do seu lançamento no Brasil.

Continua após a publicidade
Toyota E-SmaRT
Sistema híbrido e-Smart permitirá desempenho de carro elétrico com consumo menor que de híbrido (Reprodução/Internet)

O que também já está definido é a presença de equipamentos de segurança ativa e passiva que hoje são encontrados apenas a partir do Corolla, como assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo ACC, frenagem autônoma de emergência, sistema de aviso de movimento do veículo dianteiro FDA, controle de pedal errado PMC e farol alto automático, além de câmeras de visão 360°.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.